Notícias -

Locutor Asa Branca tem alta, mas estado de saúde é delicado

24 de Setembro de 2019

O locutor de rodeios Asa Branca, 57 anos, recebeu alta hospitalar neste fim de semana do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), na capital, onde estava internado desde o último dia 12. O seu estado de saúde, no entanto, continua bastante delicado em função do agravamento de um câncer agressivo na garganta. Segundo a mulher dele, Sandra Santos, Asa está bastante debilitado e nem sequer foi possível, à equipe médica, realizar os procedimentos que estavam previstos.

"Os médicos acharam melhor que ele fosse pra casa porque, nesse atual estágio, mantê-lo internado apenas faria com que corresse o risco de contrair mais uma doença oportunista", disse por telefone ao jornal Diário da Região a mulher de Waldemar Ruy dos Santos, nome consagrado nos rodeios brasileiros como Asa Branca. "O câncer se espalhou pela face e ele está sofrendo muito", disse Sandra sobre o estado de saúde atual do marido, que pouco antes da alta ainda contraiu pneumonia e infecção urinária.

Asa Branca tinha retornado recentemente de Boston, nos Estados Unidos, onde havia buscado uma outra abordagem para o tratamento do câncer, antes de ser internado em São Paulo. Os médicos do Icesp tinham planejado para ele uma cirurgia para retirada das duas válvulas implantadas na cabeça após uma hidrocefalia e criptococose, chamada doença do pombo, doenças contraídas em 2014. O procedimento era necessário para que o "capitão das arenas" fosse submetido a uma gastrostomia, técnica de fixação de uma sonda alimentar na altura do estômago. Havia o risco de contaminação, caso as válvulas fossem mantidas.

Além disso, Asa seria submetido a sessões de quimioterapia, o que poderia ser extremamente agressivo considerando o estado de saúde dele. O receio é que não suportasse o tratamento por conta da baixa imunidade, uma vez que Asa é portador do vírus HIV, contraído em 1999.

Nenhum destes procedimentos, porém, foi possível realizar. "Nós estamos cientes da gravidade do caso dele. Infelizmente, esta é a realidade. Praticamente não tem mais o que fazer, a não ser estar do lado dele o tempo todo e rezar, e pedir pra que todos que gostam dele façam o mesmo", afirmou Sandra que está com Asa Branca em uma casa em São Paulo.

As informações são do Jornal Diário da Região.

Comentários
Assista ao vídeo