Cultura - Educação

Dr Otávio Melo vence prêmio de inovação com pesquisa sobre a regeneração dos músculos

23 de Setembro de 2019

Sempre focado em levar o que há de mais moderno na ciência para a prática de seu consultório, o Dr. Otávio Melo, vencedor do primeiro lugar no Desafio Pfizer de Inovação nos conta como foi a experiência: “É gratificante saber que há no Brasil, com tantas dificuldades em desenvolvimento de pesquisas, pessoas que estimulam os jovens a se dedicarem à ciência”. Seu trabalho foi sobre como é possível estimular a regeneração muscular a partir de produtos já existentes no mercado, para evitar lesões recorrentes e afastamentos do esporte ou desenvolvimento de sequelas. 

O concurso recebeu trabalhos de pesquisadores das maiores universidades do país, e teve como objetivo estimular a inovação e o empreendedorismo na área da saúde. “Com seus prêmios, a Pfizer incentiva pessoas de visão a transformarem a realidade da saúde, por meio do empreendedorismo, da pesquisa, da educação continuada e da inovação, sempre colocando o paciente em primeiro lugar”, afirma o diretor comercial da companhia, Vagner Pin. A categoria “Sempre on Medical”, tem como proposta reconhecer as melhores pesquisas em três áreas do conhecimento: clínica, epidemiológica e básica (como biologia, bioquímica e farmacologia). 

“Desta maneira, vamos fomentar a inovação, por meio do apoio à investigação científica”, afirma o diretor médico da companhia, Eurico Correia. 

O médico recebeu como parte do prêmio a oportunidade de participar do HIMSS19 Global Conference & Exhibition, em Orlando, nos Estados Unidos. Trata-se do maior evento mundial de tecnologia em saúde; onde foi possível conhecer pessoalmente as novidades do setor; como uso de hologramas, lasers, realidades virtual e aumentada para auxílio a cirurgias. Visitou entre vários expositores, os gigantes da tecnologia que estão investindo pesado em segurança de dados para a saúde, inteligência artificial, medicina personalizada (análise de dados genéticos para orientar as melhores opções de tratamento). Além disso, pode assistir conferências sobre quais os impactos do uso da informática na assistência médica, e como isso irá impactar em um breve futuro sobre a saúde das pessoas.

O Dr. Otávio Melo é pesquisador; médico ortopedista, especialista em joelho e dor; mestre em medicina e doutorando em saúde baseada em evidências.

Comentários
Assista ao vídeo