Viver - Saúde

Conheça a trajetória do Dr. Otávio de Melo, pioneiro na área de medicina regenerativa

23 de Setembro de 2019

Uma das mais modernas fronteiras da medicina nos dias atuais é a da regeneração dos tecidos. Sabe-se que, com o envelhecimento da população, tem ocorrido um aumento progressivo de pessoas com doenças degenerativas, ou seja, doenças que não possuem cura definitiva, e que não regridem com o passar dos anos. Entretanto, isso não significa que os seres humanos estejam condenados a sofrer com essas doenças para sempre. Médicos e cientistas tem se dedicado a encontrar respostas para aumentar a sobrevivência da humanidade e paralelamente reduzir os sintomas daquelas que causam limitações físicas, mentais ou funcionais. Diariamente vemos publicados dezenas de artigos científicos ao redor do mundo sobre esse tema, como explica o Dr. Otávio Melo, médico ortopedista e pesquisador na área de regeneração de tecidos. 

“O principal motivo para me tornar médico foi o de poder ajudar as pessoas a viverem cada vez mais e melhor” conta o profissional, que já atendeu muitos pacientes idosos e em cuidados paliativos ao longo da carreira. Iniciou sua formação na área de cardiologia, com o objetivo de salvar vidas. Trabalhou em serviços de terapia intensiva, ambulâncias, resgate aéreo e pronto-atendimentos, mas a paixão pela qualidade de vida acabou conduzindo a uma mudança de trajetória - cursou ortopedia e depois outra especialização em joelho - onde aprendeu a devolver a liberdade de movimento para os seus pacientes. 

Realizou "fellowship" - com bolsa oferecida pela Sociedade Europeia - no principal serviço de ortopedia de joelho no mundo (Centre Albert Trillat) na cidade de Lyon, na França, onde pode aprender com os melhores professores da especialidade, técnicas como transplantes de 
menisco e substituição parcial da articulação do joelho por robótica (técnica essa até hoje inédita no Brasil). Durante vários anos atuou como cirurgião ortopédico em grandes hospitais, realizando procedimentos sempre inovadores, como a primeira membrana de colágeno para substituição de cartilagem e subcondroplastia no estado de Minas Gerais.

Recentemente, definiu um novo foco profissional, com técnicas minimamente invasivas, a fim de evitar a realização de cirurgias. Foi quando aprofundou-se na preservação e regeneração dos tecidos, desenvolvendo técnicas como as de radiofrequência guiada por ultrassom. 
Concluiu o curso de medicina regenerativa pela Unicamp e também se especializou em clínica da dor pelo Hospital das Clínicas da UFMG. 

Durante a carreira médica desenvolveu também atividades como professor, o que despertou o prazer pelo estudo e pesquisa e incentivou a fazer mestrado e doutorado. O desenvolvimento pessoal e de trabalho em equipe sempre foi um dos pontos fortes que destaca; motivo pelo qual investiu durante sua formação, também aprendendo técnicas de controle mental, programação neolinguística, coaching e inteligência emocional, técnicas que são utilizadas eensinadas aos pacientes em conjunto com os conhecimentos médicos científicos para 
aprimorar os resultados dos tratamentos.

Se por um lado descobriu na ortopedia uma maneira de devolver às pessoas sua plena capacidade de realizar as atividades com liberdade; foi na medicina regenerativa e clínica de dor onde aprendeu que a grande maioria das lesões e doenças ortopédicas não necessitam de 
tratamento cirúrgico (que deve se restringir apenas aos casos realmente refratários - que não melhoram de maneira conservadora). 

Atualmente, atende pacientes particulares nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte; de maneira integrada com diversos profissionais de saúde, entre enfermeiros, fisioterapeutas e educadores físicos. São consultas agendadas com até uma hora e meia nas quais o paciente é 
avaliado não apenas na queixa ortopédica, mas com todos os hábitos de vida que possam estar contribuindo para os sintomas.

Os tratamentos oferecidos permitem reduzir a dor para que os pacientes possam ganhar função e melhorar a cada dia sua força, amplitude de movimento, e função não só física, como também mental, com incremento de seus valores pessoais - como auto-estima, motivação e propósito - para que possam por fim retornar a uma vida plena, sem a necessidade de se exporem a riscos de internações ou cirurgias 
desnecessárias (e suas complicações como sangramentos, tromboses, infecções, etc).

Dr. Otávio Melo: Mestre em Medicina. Doutorando em Saúde Baseada em EvidênciasMédico ortopedista especialista em joelho e clínica da dor.

Comentários
Assista ao vídeo