Notícias -

Orquestra Filarmônica de Luxemburgo na Sala São Paulo

23 de Setembro de 2019

Apresentou-se na deslumbrante Sala São Paulo, nos dias 20 e 21 de setembro, a Orquestra Filarmônica de São Paulo.

Inicialmente, a violinista Janine Jansen iria se apresentar, mas precisou cancelar sua vinda à América do Sul por motivos de saúde.

A solista, que estava confirmada para se apresentar nos dois concertos que a Orchestre Philharmonique du Luxembourg (OPL) realizará nos dias 20 e 21 de setembro, na Sala São Paulo, foi diagnosticada com uma tromboflebite no braço esquerdo e está impedida de viajar.

Simone Lamsma, de excelência igualmente reconhecida, substituiu Janine Jansen nos dois concertos em São Paulo. A substituição não alterou os programas. 

A Orchestre Philharmonique du Luxembourg, com regência do espanhol Gustavo Gimeno e Simone Lamsma como solista convidada, apresentou  dois programas com obras de Schubert, Tchaikovsky, Dvořák, Beethoven, Mendelssohn e Brahms.

Simone começou a estudar violino aos cinco anos de idade. Aos 14, fez sua estreia profissional como solista, tocando com a North Netherlands Orchestra, atuação enaltecida pela crítica. Continuou seus estudos na Royal Academy of Music de Londres, onde se graduou aos 19 anos com distinção de melhor aluna e prêmios de prestígio. Em 2019 tornou-se membro da Royal Academy of Music de Londres, uma honraria limitada a 300 ex-alunos que se destacaram na profissão.

Além de muitos prêmios e distinções internacionais, Simone Lamsma foi premiada, em 2010, com o Dutch VSCD Classical Music Prize na categoria “Músicos da Nova Geração”, concedido pela Associação de Teatros e Salas de Concerto da Holanda a artistas com valiosa e notável contribuição à cena holandesa de música clássica.

Com um repertório extenso, que inclui mais de 60 Concertos de Violino, Simone Lamsma tem se apresentado com as mais importantes orquestras internacionais. A prodígio musical acaba de realizar concertos de enorme sucesso com a Orquestra Filarmônica de Nova York e a Orquestra Real do Concertgebouw de Amsterdam. “Simone Lamsma toca esplendidamente, com nitidez e som luminoso, radiante, transmitindo tanto o fervor rapsódico quanto o pensamento intrigante contido na música”. A descrição do The New York Times sobre Simone reflete como a violinista é respeitada por críticos, colegas de profissão e público, como uma das musicistas clássicas com personalidade mais impressionante e cativante do momento.

Simone Lamsma vive na Holanda e toca um violino “Mlynarski” Stradivarius (1718), que lhe foi generosamente cedido por um mecenas anônimo.

A magnifica Orquestra de Luxemburgo construiu uma identidade singular em seus 86 anos de existência, reunindo músicos de mais de 20 paises, extraindo da diversidade cultural a plenitude que exibe em suas apresentações.

Seu atual maestro e diretor artístico, o jovem espanhol Gustavo Gimeno conduz e instiga a criatividade da Orquestra de Luxemburgo com um repertório abrangente a regência apaixonada.

A jornalista e advogada Valéria Calente esteve assistindo o espetáculo, acompanhada de Elaine Ramos.
 
Comentários
Assista ao vídeo