Notícias -

Penitenciária Feminina promove Miss Primavera para reeducandas

20 de Setembro de 2019

A quarta edição do Concurso Miss Primavera da Penitenciária Feminina "Sandra Aparecida Lario Vianna" de Pirajuí será na próxima sexta-feira, dia 27, a partir das 15h. Promovido pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), o evento tem como objetivo valorizar a beleza da mulher presa, além de proporcionar um dia especial para as reeducandas.

Foto: João Carlos Bigaran Jr./SAP Divulgação

O concurso de beleza visa ainda promover a diversidade no sistema prisional. Para tanto, inclui categorias como Miss Plus Size (para mulheres que usam roupas acima do padrão convencional) e Mister Primavera, que conta com a participação de detentas transexuais. Os quesitos julgados serão beleza, simpatia e passarela.

Nesse ano, aproximadamente 120 presas de todos os pavilhões se inscreveram para a competição. Deste total, 30 foram selecionadas para participar da etapa final do concurso, que contará também com a categoria Miss Simpatia e apresentações artísticas.

De acordo com a diretora da Penitenciária Feminina de Pirajuí, Graziella Fernanda Rodrigues Costa, a preparação do evento está na fase de contato com os parceiros e colaboradores, para definir detalhes como escolha de figurino e jurados.

“Como em todos os anos, teremos voluntários da sociedade civil para fazer maquiagem e cabelo das concorrentes. A equipe multidisciplinar de reintegração da unidade, por exemplo, realiza os ensaios e organiza o concurso como um todo”, pontua Graziella.

 

DIGNIDADE

A diretora destaca que, além de estimular a autoestima das presas, o projeto busca resgatar valores como autonomia e dignidade. “Mostrar que elas podem se olhar de maneira diferenciada. Isso tudo reflete no comportamento e disciplina das reeducandas durante todo o processo de preparação do concurso”, finaliza.

Comentários
Assista ao vídeo