Cultura - Música

Conheça os D'Alma: banda portuguesa de pop rock que canta os poetas da lusofonia

19 de Setembro de 2019

A banda de pop rock D’Alma tem trazido uma proposta musical diferenciada, se destacando no cenário da música portuguesa. Utilizando um registro diferente do comum, explorando a sonoridade do pop/rock, a banda D’Alma perpetua os grandes poetas da lusofonia em suas canções.

Poetas como Fernando Pessoa , Sebastião da Gama, Mário de Sá Carneiro, Florbela Espanca, Luis Vaz de Camões, Sofia de Mello Breyner, António Aleixo, Joaquim Pessoa, Antero de Quental, Pedro Chagas Freitas, Raul Minh’alma, Agustina Bessa Luís e até mesmo José Saramago, ganhador do prêmio Nobel da Literatura, tiveram seus versos musicados pelos D'Alma.

D'Alma: Hebert Neri, Roger Paz, Joaquim Carlos Silva, Ranieri e Robson Weidgenant
Foto: Reprodução

O objetivo principal dos D’Alma é unir culturas diferentes com a poesia através da música. Até mesmo grandes escritores do Brasil, como Machado de Assis e Olavo Bilac e de Angola como Isabel Ferreira. A banda traz a cada poema uma musicalidade própria, transformando-o com a sua própria alma: “Cada tema representa a individualidade e unicidade existente em cada um de nós. A magia das palavras com a música”, conta Joaquim, vocalista da banda D'Alma.

Trajetória

Em Outubro 2012, gravaram seu primeiro Álbum, que foi lançado no dia 13 de Novembro de 2013 pela Editora Vidisco. O concerto de lançamento do primeiro trabalho, intitulado “D’ALMA”, aconteceu no dia 6 de Dezembro 2013 no teatro Rivoli, no Porto, uma das maiores casas de espetáculo de Portugal. Em março de 2014, os D’Alma levaram suas canções até Angola, em um concerto que lhes trouxe o reconhecimento internacional na comunidade lusófona.

Em 2016, a banda lança um novo álbum pela editora Farol: ” Caminho D’Alma”, como consequência do primeiro trabalho e do reconhecimento do público e da crítica especializada. Em 2017  foi lançado o novo álbum “Melodias do teu poema” pela Editora XIU Distrirecords”.

D’Alma na Televisão

A canção original “Todas as Cartas de Amor são Ridículas ”, inspirada no poema de Álvaro de Campos, heterónimo de Fernando Pessoa, fez parte da trilha sonora da telenovela Belmonte da TVI,  transmitida do dia 22 de Setembro de 2013 a 5 de Setembro de 2014 em Portugal, sendo um grande sucesso.

A banda já fez diversas participações nas principais estações de televisão do país, como RTP1, SIC e TVI. Recentemente, em junho deste ano, apresentaram seu novo single “Não sei quantas almas tenho” em direto pela RTP1 no programa Aqui Portugal, apresentado por Hélder ReisJoana Teles e Catarina Camacho.

Os D’Alma na RTP1 apresentam seu novo single "Não Sei Quantas Almas Tenho", no programa Aqui Portugal

Os D’Alma pelo mundo

No dia 26 de Setembro de 2016 em parceria com o Instituto Camões – Instituto da Cooperação e da Língua na Divisão de Acção Cultural Externa, foi divulgado através da sua rede um projecto dos D’Alma a nível Mundial nas embaixadas Portuguesas, a transmitir essa sensibilidade para o mundo.  

O álbum ‘Caminho D’Alma‘ tem a participação especial do compositor brasileiro Michael Sullivan, que é o autor da música do tema “O Amor é Lindo”, cantado em dueto com Joaquim C. Silva, que compôs a letra.

Integrantes

Joaquim C. Silva – Vocalista e compositor

Roger Paz – Guitarra elétrica

Hebert Neri – Teclados

Ranieri – Bateria

Robson W. – Baixo

Marcus Costa – Produção musical

Felipe Zurc – Teclados

Marta da Costa – Cordas

 

D’Alma na Internet

Facebook: https://www.facebook.com/dalmamusic/

Instagram: https://www.instagram.com/dalma.info.music/

YouTube: https://www.youtube.com/user/dalmachannel2013

Comentários
Assista ao vídeo