Cultura - Viagem

Termoli – a região de Molise e seus encantos

19 de Setembro de 2019

Por Valéria Calente

Termoli, cidade litorânea,  província de Campobasso com cerca de 30.000 mil habitantes. Localizada na Costa Adriática, cujas praias tem ótima infraestrutura, bem cuidadas receberam por muitos anos o título de Bandiera blu (bandeira azul), um reconhecimento internacional, às cidades  marítimas que respeitam gestão sustentável, são limpas e possuem boa infraestrutura para banhistas, coleta de lixo, etc.

Termoli possui um dos centros históricos mais bonitos da Itália. Um dos principais pontos turísticos e a Piazza Duomo, com a Catedral do sec. XII.

No final de agosto, acontece a festa mais importante de Termoli a Sagra del Pesce, Festival do peixe.

De Termoli (Porto) é possível fazer passeios, travessia para as Ilhas de Tremiti que pertence a Puglia, arquipélago ao norte do Gargano. Vale a pena, um lindo passeio.

Vista do mar a pitoresca cidade tem em destaque o Castello Svevo; um símbolo de Termoli. Construído no ano de 575 sobre as ruínas de um antigo templo pagão, a arquitetura simples e desprovida de ornamentos sugere que tenha servido no passado apenas com caráter defensivo. Atualmente serve para iniciativas artísticas e culturais e tem sido aberto para a celebração de casamentos. 

Passear a pé pelo centro histórico de Termoli é um prazer para os olhos. Iniciando pela porta de época medieval que separa a Termoli “moderna” da antiga, caminhe sem rumo pelas pitorescas vielas de pedra e suas casas coloridas. São vários os restaurantes, pizzarias e pequenas lojas de produtos típicos.

Comentários
Assista ao vídeo