Cultura - Música

USP Filarmônica interpreta Beatles no Theatro Pedro II

18 de Setembro de 2019

Orquestra contará com solo do violonista Thomas Garcia, sob regência de Lucas Galon, no dia 24 de setembro, às 20h30, no Theatro Pedro II

A orquestra USP Filarmônica interpreta uma releitura de Beatles, com orquestrações e arranjos do compositor Leo Brouwer, intitulada Beatlerianas, na próxima terça-feira, dia 24, às 20h30, no Theatro Pedro II. A execução da obra conta com solo de violão do músico Thomas Garcia, da Miami University, de Ohio, nos Estados Unidos. A regência é do maestro convidado Lucas Galon. A entrada no concerto é livre e gratuita.

Em seu 127º concerto, a USP Filarmônica complementa o programa com a execução de obras em estreia mundial. A música Na esquina, outono dança, um concerto para saxofone, é do compositor José Gustavo Julião de Camargo e terá solo do saxofonista Samuel Pompeo. A peça The Little Mermaid, do compositor Bo Lundby-Jaeger, da Dinamarca, também terá sua estreia mundial na USP Filarmônica. Os compositores também estarão presentes no concerto.

Lucas Galon, maestro convidado da orquestra, é multi-instrumentista, idealizador de projetos de formação e excelência musical em Ribeirão Preto e região, e aluno de pós-doc da FFCLRP-USP. No Departamento de Música da USP de Ribeirão Preto, mantém uma parceria que envolve os alunos bolsistas em projetos de extensão universitária, sempre ligados ao ensino e pesquisa.

Para o concerto de Ribeirão Preto, não é necessária a retirada de ingressos, a entrada é livre e gratuita. Já para São Carlos, que recebe o mesmo programa no dia 25 de setembro, uma quarta-feira, às 20h30, é necessário retirar os ingressos com 1h de antecedência na bilheteria do Teatro Municipal “Alderico Vieira Perdigão” ou no Centro Cultural da USP de São Carlos, que fica na Av. Dr. Carlos Botelho, 1465 – Centro.

O Theatro Pedro II está localizado na rua Álvares Cabral, 370, no centro de Ribeirão Preto. O Concerto gratuito é uma excelente oportunidade para conhecer o Theatro, que é patrimônio histórico e cartão postal da cidade de Ribeirão Preto, integrando o famoso Quarteirão Paulista.

As séries de Concertos da USP-Filarmônica são realizadas pelo Departamento de Música da FFCLRP-USP, em parceria com a Fundação Dom Pedro II em Ribeirão Preto e com o Grupo Coordenador de Cultura e Extensão da USP de São Carlos e IQSC-USP (Instituto de Química de São Carlos). Informações pelo telefone (16) 3371-4339.

Serviço

Concertos USP Filarmônica

24/09 – 20h30 – Theatro Pedro II

25/09 – 20h30 – Teatro Municipal de São Carlos “Alderico Vieira Perdigão” (Em São Carlos é necessário retirar ingressos com 1h de antecedência na bilheteria do Teatro Municipal)

 Entrada gratuita

 Programa

Leo Brouwer

Lennon/McCartney Beatlerianas, para violão solo e orquestra de cordas

Solo: Thomas Garcia (EUA)

 

José Gustavo Julião de Camargo

Na Esquina, Outono Dança, para saxofones e orquestra sinfônica (estreia mundial)

Solo: Samuel Pompeo (São Paulo)

 

Bo Lundby-Jæger (Dinamarca)

The Little Mermaid, para orquestra sinfônica (estreia mundial)

Comentários
Assista ao vídeo