Notícias -

Capital paulista completa uma semana sem chuvas e qualidade do ar está moderada

11 de Setembro de 2013

Ainda faltam dez dias para terminar o Inverno, mas o Estado de São Paulo passa pelo período mais quente da estação. A capital paulista está com termômetros acima da média para setembro desde a última sexta-feira e a previsão é que a máxima chegue aos 30°C hoje e amanhã, ou seja, 7°C acima do normal para esta época do ano. E a situação deve piorar, pois a temperatura no fim de semana pode chegar aos 32°C na cidade de São Paulo.

A falta de chuvas e o calor fazem a umidade do ar despencarem. Na tarde de ontem o índice chegou aos 23% no aeroporto de Congonhas, Zona Sul de São Paulo-SP, e segundo os meteorologistas da Somar a tendência é que os valores fiquem abaixo de 30% nos próximos dias, o que é considerado um nível crítico. A qualidade do ar também piora, pois na tarde de hoje, das 27 estações da CETESB na região Metropolitana de São Paulo, apenas 4 marcam boa qualidade, o restante está moderado.

A massa de ar seco que atua sobre o Sudeste mantém o tempo firme ao longo da quinta-feira em todas as regiões paulistas. Devido às poucas nuvens no céu, as temperaturas ficam mais amenas pela manhã e chega até fazer um pouco de frio, porém com o predomínio do sol, os termômetros entram em elevação durante o dia. O calor mais intenso será registrado no oeste e norte do Estado com máximas de até 35ºC.

Os meteorologistas da Somar alertam para a baixa umidade do ar, com índices menores que 20% em diversos municípios, principalmente do centro, oeste e norte do Estado, o que deve colocar essas regiões em Estado de Alerta. Quando os valores de umidade do ar ficam tão baixos, os especialistas recomendam que as pessoas umidifiquem os ambientes e bebam muita água, além dos cuidados para evitar queimadas.

Comentários
Assista ao vídeo