Notícias -

Em vídeo, jovem escalpelada diz voltar a ter sensibilidade na cabeça

12 de Setembro de 2019

A jovem pernambucana Débora Stefanny Dantas de Oliveira, de 19 anos, que teve o couro cabeludo e parte do rosto arrancados enquanto andava de kart, em uma pista localizada no estacionamento de um supermercado em Recife, afirmou que se recupera bem após uma série de cirurgias que realizou no Hospital Especializado de Ribeirão Preto, em que está internada desde domingo (18). O vídeo foi gravado na quarta-feira (11), um mês após o acidente. 

"Já sinto até minha cabeça coçar de vez em quando", disse ela em um vídeo gravado no hospital ao lado do noivo Eduardo Tumajan. "Penso que poderia ter acontecido uma coisa muito pior comigo, mas não aconteceu. Hoje estou aqui conversando e andando, me sentindo muito bem", afirma.

Apesar dos procedimentos cirurgicos considerados complexos, Débora diz que tenta retormar a rotina no hospital. "Estou estudando bastante", diz. "Preciso que as pessoas vejam que estou bem. O tratamento está acontecendo de uma forma maravilhosa, tenho recebido diversas mensagens de carinho pela internet. Pessoas chegam no hospital para entregar cartinhas."

A jovem diz ainda que tem caminhando pelo hospital e durante os passeios conhece pessoas que prestam homenagem a ela. "Tenho conversado com outros paciente e acabou conhecendo pessoas que passaram por dificuldades ainda maiores." Débora também relata ter recebido mensagens de brasileiros que vivem em outros países, alemães e até japoneses. "Não sou de mexer muito no celular, mas gosto de responder às pessoas."

A jovem lembra ainda do momento em que sofreu acidente no kart em Recife. "Na hora pensei que precisava me acalmar para sair bem dessa. Pensei que precisava acreditar em mim", diz no vídeo.

Procedimentos cirúrgicos

A última cirurgia pela qual Débora passou ocorreu no sábado (24). O procedimento, realizado na cabeça e considerado de alta complexidade, é o terceiro feito no Hospital Especializado de Ribeirão Preto. Débora passou por uma cirurgia de pálpebra na quinta-feira (22). Ela permaneceu, nos dias subsequentes, no Centro de Terapia Intensiva do hospital em recuperação.

Eduardo Tumajan, noivo da jovem, a acompanha desde que o momento do acidente. A parte da cabeça de Débora foi levada por Eduardo em uma sacola plástica para o hospital. "Estou me tremendo até agora. Durmo chorando, é uma dor inimaginável. Ela quem me dá força. O pessoal acha que eu vou lá dar forças a ela, mas, na verdade, ela quem me dá", afirmou o noivo.

Um dos médicos que participou da cirurgia é Marco Maricevich, que chegou a Ribeirão Preto, na quinta-feira (22), para integrar a equipe de microcirurgia reconstrutiva. Marco Maricevich, por intermédio do irmão e médico do hospital Pablo Maricevich, acompanhou os primeiros procedimentos por meio de videoconferência no Hospital da Restauração, em Recife.

Comentários
Assista ao vídeo