Notícias -

Molise cuore d'Italia

10 de Setembro de 2019

Por Valéria Calente

Molise cuore d'Italia possui duas Provincias: ISERNIA E CAMPOBASSO. Campobasso é a capital conta com aproximadamente 60 mil habitantes. A cidade é dominada pelo castelo Monforte, uma fortaleza erguida pelos Normandos para a defesa da cidade. No centro temos o Museu Sanitico.

Isernia cidade de aproximadamente 25 mil habitantes centro de interesse por parte dos estudiosos de todo mundo, pela descoberta de um sítio pré-histórico de 750.000 anos de onde vieram à luz milhares de artefatos em pedra e ossos de grande mamíferos, hoje conservados em um moderno museu erguido ali.

O que você verá em  Molise - Natureza, arte, arquitetura, gastronomia, tradiçao e artesanato.

O território molisano é caracterizado pelo artesanato artístico as rendas de Isernia, facas e canivetes de Frosolone e produção da Zampogna(gaitas de fole) em Scapoli.

Gosta de música?

Zampogna é o antigo instrumento da civilizaçao de pastores,que tem origem na escolha da madeira ,arvore de olivas ,cerejas, pessego e ameixas, sao colocadas para maturar e fabricadas por artesaos habeis.

Tradição?

Agnone no coraçao do alto molise , com cerca de 50 mil habitantes, tem uma festa tradicional muito conhecida na regiao e apresentada no Vaticano para o Papa Joao Paulo II.

Essa festa, "NDOCCIATA" é realizada dia 8 de dezembro e, também, na véspera de Natal. Nesta festa tochas de cerca de três metros, são unidas até formar um leque, e fazem uma procissão de tochas formando um caminho de luzes, muito emocionante com a representação do Natal.

A mais antiga fábrica de sinos fica em Molise, em Agnone: A Ponteficia Fonderia Marinelli.

Declarada Patrimônio da humanidade pela Unesco, com anexo o museu dos sinos.

Os vídeos mostram um pouco mais desse encanto de região, conhecida como coração da Italia.

Comentários
Assista ao vídeo