Cultura - Viagem

Hotel Fasano Salvador foi eleito pela revista americana Time como um dos 100 lugares mais incríveis

6 de Setembro de 2019

Por Patricia Fernandes

Não é novidade que Salvador é umas das cidades mais procuradas pelos turistas. Rica em história e belezas naturais, Salvador também atrai pela tradição e diversos pontos turísticos espalhados pela cidade.

A abertura do Hotel Fasano Salvador traz para a capital baiana a personalidade e a excelência do Grupo, reconhecido internacionalmente como sinônimo de qualidade de serviços impecáveis.

O Hotel Fasano Salvador foi eleito pela revista americana TIME como um dos 100 lugares mais incríveis do mundo para se conhecer (World’s Greates Places 2019), sendo o único do Brasil a figura no ranking.

Localizado no Centro Histórico de Salvador, na Praça Castro Alves, um dos principais pontos turísticos da cidade, o hotel foi inaugurado em dezembro de 2018.

O Hotel nasce a partir da harmonização entre o estilo sofisticado do Grupo com a atmosfera descontraída de Salvador. O edifício é um legítimo representante do estilo Art Déco, antiga sede do Jornal A Tarde que por sua vez traz um valor arquitetônico reconhecido.

O projeto assinado pelo arquiteto paulista Isay Weinfeld respeitou as particularidades de um edifício tombado, e incorporou características originais da construção da década de 1930. A riqueza nos detalhes resultou em um desing elegante, com ênfase para as peças antigas originais da região, em madeiras escuras de jacarandá da Bahia.

A entrada e o lobby foram restaurados, mantendo o revestimento original das paredes e do piso, reproduzindo fielmente em mármore Carrara e granito Verde Alpe, carregando o status típico do Art Déco. Dois lustres antigos de prata da Bahia foram adaptados à ambientação. O interior do hotel associa o refinamento da marca Fasano e elementos que mantém viva a história do edifício, utilizando madeiras escuras que remetem ao Jacarandá, madeira natural da Bahia. A estética regional também foi valorizada com a mistura de tecidos e texturas, em diferentes tons de azul, com uso de linhos e rendas.

Um diferencial de extrema importância é o tratamento acústico, aplicado nas janelas e portas para dar maior conforto aos hóspedes.

O local conta com 11 andares e dispõe de 70 quartos (divididos em Apartamento Superior, Luxo e Luxo Mar, Suíte, Suíte Junior e Suíte Luxo, restaurante Fasano com dois ambientes e adega climatizada, rooftop com áresa de laser e business center com 3 salas.

O rooftop do Fasano Salvador tem uma vista privilegiada da Bahia de Todos os Santos, um dos cartões postais da capital baiana. A cobertura dispõe de deck em madeira, com piscina revestida de granito Azul Bahia, bar, Fitness Center e Wellness SPA. O Spa é uma atração à parte com rituais que revitalizam o corpo e a mente para garantir total bem estar. Com três salas de massagem e sauna úmida, o espaço é assinado pela massoterapeuta e terapeuta holística Fabrícia Nogueira, que elaborou um menu exclusivo de tratamentos para a experiência baiana. Além dos hóspedes, passantes também poderão usufruir dos serviços com hora marcada.

Restaurante Fasano

A experiência gastronômica do Restaurante Fasano traz o legado da culinária de origem italiana que leva a assinatura do restauranter Rogério Fasano. O cardápio em dois idiomas (português e inglês) será similar ao da praça paulista, localizado dentro do Hotel Fasano São Paulo, com variedade de antepastos, massas, carnes, risotos e peixes.

“O Restaurante Fasano da nossa unidade de Salvador oferece alguns dos carros-chefe da clássica culinária italiana: a Costeletta Alla Milanese, o Filetto di Manzoalla Rossini, o Ossobuco de Vitela com Vinho Branco e Ervas e o Spaghetti Alla Carbonara. Será uma cozinha que traz o DNA da marca Fasano, dedicada aos clássicos italianos e nesse menu também haverá pratos baianos locais assinados por Tereza Paim”, conta Rogério Fasano.

O espaço de aproximadamente 250m2 é dividido em dois ambientes, com um bar central e pé direito de 4,7m. A estética original da década de 1930 foi preservada, com destaque para o restauro do teto. As paredes têm revestimento em palha de bananeira e no bar, antigas peças de fabricação de açúcar foram transformas em lustres proeminentes, com tampo feito em latão com banho de níquel.

Um dos grandes diferenciais do Restaurante Fasano é a Adega Climatizada, cujo acesso é permitido por meio de uma escada metálica em caracol original da construção. O espaço também funciona para sediar eventos privados, com capacidade para 06 pessoas e a carta de vinhos apresenta uma grande variedade de rótulos.

Indo para Salvador não deixe de conhecer o lugar, para desfrutar da magnifica culinária do restaurante Fasano, que veio abrilhantar a gastronomia da capital bahiana.

Comentários
Assista ao vídeo