Colunistas - Bem Estar e Saúde

Especialista em Performance Lincoln Nunes fala sobre a preparação do atleta Pablo Mantovani para o A

4 de Setembro de 2019

Reprodução / MF Press Global

O ADCC, maior torneio de luta de solo do mundo, acontecerá nos dias 28 e 29 de setembro em Long Beach, na Califórnia, e contará com a presença de um seleto grupo de atletas pertencentes a uma elite mundial em suas categorias. Dentre eles, está o brasileiro Pablo Mantovani, de apenas 24 anos, que atualmente treina em San Diego com André Galvão.

Mas, muito além dos treinos no tatame, Mantovani conta com uma rede de preparação que envolve o coach e especialista em performance Lincoln Nunes, o qual trabalha também com outros atletas de elite do Brasil, como o jovem talento da natação, Guilherme Costa, que recentemente conquistou um título inédito para o Brasil no Pan-Americano.

O trabalho de Lincoln Nunes junto a Mantovani envolve a mente, o comportamento e o foco do atleta. Para desenvolver este trabalho, Lincoln Nunes ressalta ser essencial seu conhecimento e sua paixão pelo Jiu-Jitsu: “por este não ser um esporte olímpico, sei que a dificuldade desses atletas é muito grande, e por isso mesmo sei o quanto eles precisam de um profissional capacitado para ajudá-los na parte mental, uma vez que é impossível separar corpo e mente. Especialmente em se tratando de atletas de alta performance, a mente tem que ser muito bem trabalhada, a ponto de ser um diferencial para vitória ou derrota do atleta”.

Metas diárias

Lincoln revela que nas sessões com Mantovani, o primeiro foco é estabelecer algumas metas diárias que o atleta deve atingir. Segundo o especialista, é essencial liberar todo o potencial do atleta a cada dia. Assim, a preparação mental se torna tão importante quanto os treinos físicos, tornando-se aliada fundamental deste. “Trabalhamos sempre com metas aparentemente pequenas, mas que precisam ser cumpridas pelo atleta, como finalizar todos os colegas durante um treino, ou não ser finalizado nenhuma vez durante um campeonato. São passos importantes dentro do tatame, no dia a dia, que garantirão a vitória principal nos torneios”, revela Lincoln.

Preparação para o ADCC

Quando a sessão é para a preparação específica de um torneio como o ADCC, o especialista afirma que o ponto principal é o reconhecimento das fraquezas do atleta: “No trabalho com o Pablo, e especificamente com o Jiu-jitsu, o mais importante é minimizar os erros dia após dia, é que ele tenha como objetivo não uma medalha, mas sim um trabalho de excelência. O que mais trabalhamos juntos é justamente o fato da medalha ser uma consequência de um trabalho sem falhas. Isso vale para o ADCC ou para qualquer outro torneio. Ele tem que fazer um jogo com o mínimo de erro possível e estar mentalmente preparado para usar o erro do adversário como vantagem para ele”.

Pablo Mantovani e Lincoln(Reprodução / MF Press Global)

O especialista considera o jiu-jitsu semelhante a uma partida de xadrez: “assim como numa partida de xadrez, o jiu-jitsu é sobre saber transformar suas fraquezas em grandezas, pois são as peças consideradas mais fracas que possuem o poder de defender ou deixar abater o Rei. Geralmente, costumamos dar muito valor às nossas qualidades e esquecemos de refletir sobre nossas fraquezas. O Pablo tem percebido a importância de trabalhar suas fraquezas e de realizar uma luta com o mínimo de erros possível, e este é um dos grandes segredos do sucesso que este atleta vem tendo”.

Se o atleta tem alguma falha identificável, são colocadas metas para que ele melhore os erros através de pequenos objetivos antes do treino. “Outro ponto que a gente trabalha muito são possíveis situações difíceis em competições. A gente delimita algumas situações que poderão ocorrer, para trabalhá-las antes dos treinos, através das visualização de possíveis resoluções, e durante o treino, quando ele coloca em prática o que visualizamos. Um exemplo de situação assim é que muitas vezes durante o torneio o atleta está perdendo e falta menos de 1 minuto para a luta acabar. Nessas situações, o Pablo já entende que o tempo não está contra ele, mas sim a favor dele, pois ele está preparado para reverter essas situações, ele já tem confiança de que isso é possível. É isso que a gente coloca como meta de trabalho duro nos treinos, que a mente dele esteja preparada para sair dessas adversidades, independente qual seja”.

Títulos e conquistas

Os inúmeros títulos já conquistados por Pablo Mantovani são vistos como consequências naturais de toda esta preparação. Dentre esses títulos, estão a conquista do Mundial de Kimono e sem kimono na Califórnia, o Campeonato World Pro Abu Dhabi, os dois títulos Pan-Americanos na categoria e os 3 títulos Sul Americanos.

Sobre a eficácia da preparação com Lincoln Nunes, o próprio Pablo Mantovani confirma: “Desde que iniciei o processo de mentoria com o Lincoln obtive resultados extraordinários, a energia que ele tem é contagiante, aprendi a revelar e libertar todo meu potencial, seja nos treinos ou nas competições, ele ajudou a maximizar meu desempenho técnico, físico e mental. Estamos com 100% de aproveitamento nas competições, todas em âmbito internacional. Por isso eu digo que o trabalho que ele vem desenvolvendo comigo é fundamental para todas as minhas conquistas”.

Comentários
Assista ao vídeo