Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era Uma Vez: Mosaico na TV

11 de Setembro de 2013
Mosaico na TV hoje está nas emissoras a cabo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O programa “Mosaico na TV” foi o primeiro da televisão brasileira a ser dirigido para um grupo étnico religioso específico. Ele nasceu em 16 de julho de 1961, pela TV Excelsior, o canal 9 de São Paulo, dirigido e apresentado por Francisco Gotthilf, que faleceu em 2012.

A idéia foi levar para a televisão um programa radiofônico que já havia conquistado toda a comunidade judaica. Ele ficou algum tempo na Excelsior e foi depois para a Cultura, na época que ela pertencia aos Diários Associados, passando no final dos anos 1960 para a TV Tupi, onde ficou no ar até 1979, um pouco antes do fechamento da emissora.

A partir do final dos anos 70 se instalou na TV Gazeta, Canal 11, sempre exibido nas manhãs de domingo, onde ficou até 2002. E para provar que seu público fiel não o deixa ficar fora do ar, o programa já passou também pelo Canal 21 e pela rede CNT.

Hoje, ao completar 52 anos no ar de forma ininterrupta, o “Mosaico na TV” está nas emissoras a cabo, sendo apresentado aos domingos no canal 13 da NET e nas quartas-feiras nos canais 9 da NET e 72 e 99 da TVA.

Tanto tempo assim no ar, o programa, que tem seu foco em pautas culturais, dentro de uma linha editorial que é bem pluralista, já foi apresentado por muita gente conhecida da telinha, além do seu criador, Francisco Gotthilf. Foi assim que de emissora em emissora, passaram pela apresentação do programa, profissionais como Boris Casoy, Mona Dorf, Ney Gonçalves Dias e Mauro Zukerman.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Recordista entre os programas que estão ainda no ar, o “Mosaico na TV” merece a nossa homenagem por ter um assento importante na história da nossa televisão.

E na próxima semana: Uma tal de gente inocente nas telas da TV.

Comentários
Assista ao vídeo