Cultura - Viagem

La Bella Italia – Região de Molise

3 de Setembro de 2019

Por Valéria Calente

A Itália é apaixonante -  sua cultura, história, gastronomia, arte e pelo estilo de vida, por este motivo serão publicadas uma série de matérias sobre uma região – Molise, localizada, mais ou menos no terço inferior da “bota” com que se parece o mapa desse pais encantador.

Estão preparados?

Descobrir Molise quer dizer penetrar na alma simples e aberta de seu povo, conhecer as festas cívicas e religiosas, apreciar o artesanato tradicional, que teve a habilidade dos artesãos esculpida no decorrer de gerações.

Conhecer Molise, quer dizer saborear uma culinária que se conserva autêntica pela sobriedade da preparação dos alimentos, a genuidade dos produtos gastronômicos locais, dos vinhos de Denominação de Origem Controlada, ao azeite molisano, dos insuperáveis queijos aos indescritíveis embutidos, e as massas de antiquíssima tradição.

Percorrer Molise significa descobrir um trecho da Itália rico de fascínio antigo transitando para a modernidade, uma exuberância desenhada por uma grande variedade de altitudes, paisagens, horizontes, cumes nevados, bosques que se estendem através das ondulações das colinas e se projetam até a orla do mar.

São 136 Municípios, três universidades, dois centros de pesquisa e população que vem crescendo a passos lentos.

Molise tem uma filha no Brasil - Angela Curiati, que se empenha em manter vivas suas raízes em compartilhar sua história e cultura, dividindo com todos  esse pedacinho de céu encravado no meio da Itália.

Uma região que tem a preocupação de preservar suas tradições e cultura: presépios vivos no Natal, encenações da Paixão de Cristo na Páscoa, a festa em que o instrumento musical típico da região, a zamponha, é exaltada.

Aposto que você não vê a hora de saber mais sobre Molise.

Acompanhe nosso editorial de Viagem e uma vez por semana você será surpreendido pelos encantos dessa região.

“Le Coliche" é um projeto editorial de Claudio e Fabrizio Colica, dois irmãos, atores e autores italianos, que são considerados pela crítica “Os Irmãos Marx” da web italiana: a comparação se refere à incrível capacidade de enquadrar com absoluta ironia os eventos atuais que os cercam, das contradições da Roma “deles” à cena musical italiana, dos intelectuais do momento ao contexto econômico e social do país.
A escrita e o timing perfeitos, a direção precisa e a capacidade de reinterpretar as tendências com sua veracidade distintamente Romana, fizeram das paródias deles o conteúdo mais viral do Facebook de 2017.

Comentários
Assista ao vídeo