Cultura - Arquitetura

Qualidade Formica é arte

10 de Setembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A exposição e mostra individual “Corpos D’ Água” esteve em cartaz na Galeria Emma Thomas, em São Paulo, realizada pela artista plástica Erica Ferrari. Formada em Artes Plásticas com Bacharelado em Escultura na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), a artista escolheu os laminados da Formica® para desenvolver seu projeto.

Erica Ferrari utiliza a qualidade da marca desde 2008 e conta com detalhes sobre suas inspirações para a conceituada exposição e o diferencial que a Formica® proporcionou:

“A maior influência para meus trabalhos é a vida urbana, especialmente a paisagem e a construção histórica dessa, são o ponto central da minha prática. Os elementos arquitetônicos me despertam interesse por se relacionarem com função de passagem e contenção de fluxo, como cancelas e portas. Penso nesses objetos urbanos como desenhos que habitamos no espaço real: as formas que criam delimitam nosso uso do espaço e a funcionalidade que este deve ter. Podemos encontrar diversas distorções do desenho arquitetônico dentro da cidade, como janelas vedadas com alvenaria. Quis elaborar novas distorções para o desenho desses objetos de modo que ainda fossem reconhecíveis e viáveis apenas em apreensão gráfica.

A exposição foi produzida a partir da investigação do conceito do sublime e do estudo acerca dos bairros localizados no entorno da galeria, mostrando obras artísticas calcadas na vivência da cidade. Foi uma tentativa de abarcar o que envolve viver ininterruptamente na metrópole e uma abordagem estética correlata. O título do projeto “Corpos D’ Água” simboliza a situação estrutural de São Paulo: a condição de seus rios. Imprescindíveis para a vila paulistana originária, no mesmo local de um assentamento indígena já existente e decisivo para o crescimento da cidade, sofreram intervenções drásticas e atualmente fluem canalizados sob o concreto ou poluídos a céu aberto. Desejei transmitir qualidade de paisagem que vivenciamos, e levar a reflexão sobre a complexidade estrutural da vida urbana na cidade. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os laminados da Formica® já foram a base de séries de obras minhas. Optei por eles, pois remetem ao universo da arquitetura, mobiliário, e possibilitam manipulação flexível. Na elaboração deste projeto também escolhi a flexibilidade, bom acabamento e variedade de cores e texturas da marca que fazem parte da poética do próprio trabalho. Os produtos da Formica® permitem a execução de obras bidimensionais com enfoque na exploração do desenho e da construção cromática, obras tridimensionais funcionais e a realização de um trabalho minucioso”.

 

Comentários
Assista ao vídeo