Notícias - Motor

Especialista ensina como cuidar dos pneus de SUV

10 de Setembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As vendas de automóveis no Brasil cresceram mais de 4% no último mês de julho, e uma fatia dessa comercialização é de propriedade dos modelos SUV (Sport Utility Vehicle), com mais de 23 mil unidades vendidas no mês passado. Em consequência desse aumento de SUVs nas ruas brasileiras, crescem também as buscas por itens de manutenção e cuidados para manter o veículo em ordem. Segundo dados da Fenabrave, a região Sudeste contém aproximadamente 60% dos veículos SUVs do território nacional. Em números, o Brasil contém mais de 7 milhões desses modelos circulando, e os quatro estados da região registram mais de 3,8 milhões em movimento.

Com um perfil diferente de outros modelos de automóveis, os pneus dos SUVs merecem atenção dos proprietários para garantir e manter o conforto no carro. De acordo Leandro Vanni, engenheiro de serviços da DPaschoal, os pneus desse modelo de carro se diferenciam pelo perfil mais alto, e o uso misto em situações urbanas e fora do asfalto. “Esses pneus são desenvolvidos e instalados nos SUVs para suportarem o uso em variadas situações e nos diversos terrenos, já que muitos modelos são equipados com trações 4x4”, explica Vanni.

Apesar das medidas e uso diferentes, o primeiro item do pneu de um SUV é a calibragem. Vanni destaca que a calibragem deve ser feita semana ou quinzenalmente, nos casos de uso urbano ou misto (on road e off road), respectivamente. “Se o procedimento da calibragem não for feito corretamente, pode causar danos na estrutura do pneu, diminuindo o tempo de vida útil do item”.

Para ajudar a manter o pneu calibrado, vale destacar a proteção correta das válvulas de ar. “Para veículos utilizados em percurso off road uma dica importante para manutenção da calibragem é manter as válvulas com as tampinhas. Caso contrario, a presença de barro pode trazer danos nas válvulas e consequentemente perda de pressão e desgaste prematuro nos ombros”, ressalta o engenheiro.

Além da calibragem em dia, o proprietário deve prestar atenção no balanceamento e alinhamento do veículo, já que muitos rodam em terrenos variados. “A escolha de um pneu adequado pode garantir um melhor desempenho, conforto ao dirigir e até mesmo economia. E sempre seguir as orientações colocadas pelo fabricante no manual do veículo”, destaca Vanni. O engenheiro informa que, devido à mudança constante no percurso, é necessário prestar atenção na suspensão do veículo.

Muitos modelos de SUV, por um aspecto visual, optam por carregar o estepe no exterior do veículo. Essa exposição à temperatura e outras intempéries merecem cuidados especiais por parte do motorista. “Como o pneu passa por situações diferentes, como chuva, sol e vento, o adequado é protegê-lo com uma capa especial, para evitar o desgaste prematuro. Válido lembrar, e sempre importante, que o estepe deve ser calibrado com 3 ou 4 libras à mais do que as aplicadas nos pneus em uso”, reforça Vanni.

Comentários
Assista ao vídeo