Cultura - Viagem

Rio de Janeiro recebe maior feira de intercâmbio da América Latina

10 de Setembro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A EDUEXPO reunirá mais de 170 expositores para oferecer opções de estudo no exterior. Organização estima que 8.000 pessoas visitem a feira

A EDUEXPO, considerada a maior feira de intercâmbio da América Latina, chega ao Rio de Janeiro no próximo dia 16 de setembro. Mais de 170 expositores estarão reunidos no Hotel Sofitel (Av. Atlantica, 4240) para receber cerca de 8.000 pessoas, de acordo com as expectativas da organização da feira. A EDUEXPO ficará aberta das 16h às 21h. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas antecipadamente pelo site: edufindme.com/EXPO2013.

A feira de intercâmbio, que acontece em seis cidades brasileiras neste mês de setembro, e deve reunir um público total de 50 mil pessoas, promove o encontro entre estudantes brasileiros e diretores de escolas, universidades e agências de viagens. Representantes de consulados também estarão presentes na EDUEXPO para apresentar os diferenciais da educação dos respectivos países.

Há opções para todos os interesses e bolsos, desde cursos de idiomas, até MBA e doutorado, passando por high school, graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado nas melhores universidades do exterior. Além disso, são oferecidas oportunidades de cursos em escolas técnicas e de trabalho e estágio remunerado. A EDUEXPO conta com a presença de instituições de ensino dos Estados Unidos, Nova Zelândia, Canadá, Austrália, Espanha, Portugal, Alemanha, Itália, Suécia, França, Suíça, entre outros.

Depois do Rio de Janeiro, a feira segue para mais três cidades, passando por, Brasília (18/09), São Paulo (21 e 22/09) e Campinas (23/09).

Tendência

A feira tem crescido ano a ano, seguindo uma tendência do mercado. “Com mais opções de cursos no exterior e possibilidade de pleitear bolsas de estudos, os brasileiros têm procurado o intercâmbio para incrementar o currículo profissional, ou mesmo vivenciar uma experiência única”, comenta Julio Ronchetti, organizador da EDUEXPO.

Dados da Belta (Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais) revelam que o intercâmbio cresceu 5% entre os anos de 2010 e 2012. Somente em 2012, mais de 175 mil estudantes participaram de programas de intercâmbio, gerando US$ 2 bilhões em negócios. Para 2013, Ronchetti acredita que os investimentos no setor atinjam R$ 5 bilhões (incluindo gastos com cursos, passagens e hospedagens).

Interação o ano todo

Ao se cadastrar no site (edufindme.com), o estudante preenche o perfil com os interesses em cursos e países e passa a receber dicas e informações das escolas e universidades. Diariamente são postadas na timeline novas opções de cursos, além de promoções exclusivas. Os estudantes podem, ainda, participar de seminários e palestras virtuais durante todo o ano, diretamente com as universidades.

É possível entrar em contato com as instituições de ensino e obter mais informações sobre os cursos, bolsas de estudo e prazos para se inscrever para as vagas. São mais de 10 mil programas e cursos em 25 países diferentes.

Hoje, o site conta com mais de 380 mil inscritos de vários países do mundo. É possível trocar experiências e informações entre os estudantes da rede e que estão à procura de uma oportunidade de estudos no exterior.

“Os participantes da rede social interagem e trocam experiências. Com essas ferramentas buscamos oferecer uma vivência mais ampla, que extrapole o período curto de uma feira presencial. Queremos que os estudantes esgotem todas as possibilidades e consigam realizar o sonho do intercâmbio”, destaca o presidente da EDUEXPO, Julio Ronchetti.


Serviço EDUEXPO 2013:

Rio de Janeiro

Dia: 16 de setembro, das 16h às 21h

Local: Hotel Sofitel – Av. Atlântica, 4240

Inscrições gratuitas: edufindme.com/EXPO2013.

 

Comentários
Assista ao vídeo