Cultura - Viagem

II Encontro Internacional de Jornalistas de Turismo, Organizado pela Abrajet

28 de Agosto de 2019

Por Patrícia Fernandes

Realizado em Salvador, no Hotel Quality, entre os dias 22 a 25 de agosto, o II Congresso Internacional de Jornalistas de Turismo, sob o tema “Na terra e no ar, muita coisa para contar”, reuniu cerca de 100 profissionais de comunicação do turismo do Brasil e do Exterior.

O evento foi organizado pelo presidente da Abrajet (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo) da Bahia, Sr. Gorgônio Loureiro, que cumpriu a programação de forma brilhante junto a sua equipe, contando com o apoio do CBTUR, Salvador Destination, Secretaria de Cultura e Turismo de Salvaldor (Secult), Prefeitura Municipal de Camaçari, ABIH/BA, FBHA, Senac, SEBRAE, Fecomércio Ba e BEPTUR e demais entidades do trade turístico.

No encontro, foram discutidos temas relevantes para o Turismo, entre eles a economia criativa no Turismo e a influência da mídia a bordo na escolha do destino.

O evento contou também com a participação do secretário nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo, Bob Santos, que falou sobre a relação do órgão com a imprensa especializada e as ações para fomentar o crescimento da atividade turística no País.

À noite, os jornalistas participaram de um jantar no Restaurante Casa do Comércio Senac.

No dia 23 de agosto, após palestra do Secretário de Relações Interinstitucionais do Ministério de Turismo, Bob Santos, esses profissionais puderam visitar as construções do Novo Centro de Convenções do Salvador, acompanhado do Secretário de Turismo. Após foram recebidos para um almoço no Restaurante do Hotel Fasano, em seguida os jornalistas tiveram a oportunidade de conhecer Memorial da Irmã Dulce, para encerrar o segundo dia do encontro os jornalistas foram recepcionados com um coquetel no Mercado da Ceasinha, localizado no bairro do Rio Vermelho.

No dia 24 de agosto, os jornalistas puderam acompanhar a Regata Aratú-Maragojipe a bordo de uma escuna,  percorrendo a Baía de Todos os Santos para celebrar a 50ª edição do evento, que contou com a participação de cerca de 200 barcos de velejadores brasileiros e internacionais. Chegando em Maragogipe foram recebidos com um almoço e de lá seguiram para uma visita a cidade histórica de Cachoeira.

Para encerrar o encontro houve um jantar no hotel Quality.

O evento superou o I Encontro e foi considerado um sucesso, pois graças a Beleza, Receptividade e Alegria da Bahia, os momentos se tornaram inesquecíveis e com certeza deixou em todos que participaram a vontade de retornar a Bahia.

Comentários
Assista ao vídeo