Colunistas - Bem Estar e Saúde

Alongamento de Cílios: Mitos e verdade sobre a técnica

27 de Agosto de 2019

As extensões de cílios são a nova febre do mundo estético. Unindo charme e praticidade, a técnica valoriza o olhar, ajusta a simetria do rosto e tem o poder de levantar a autoestima.  A tendência é tão significativa que atingiu até mesmo os homens, que no geral, preferem modelos sem tanta curvatura, apenas para aumentar o volume dos naturais.

Apesar da crescente procura, muitas pessoas ainda têm receio em realizar o procedimento ou até mesmo dúvidas sobre como funciona. Pensando nisso, a fundadora e empresária da Pink Lash, Samara Martins, separou e desmistificou os principais mitos e verdades em torno técnica. Confira!

A extensão de cílios prejudica os fios naturais - MITO
A técnica não apresenta risco aos fios naturais quando executada de maneira correta e respeitando o ciclo de crescimentos dos pelos. Isso porque os cílios se renovam a cada  90 dias, sendo o processo dividido em três fases: anágena (crescimento), catágena (repouso) e telógena (queda). “O trauma causado em muitas mulheres ocorre quando o método de colocação é incorreto ou quando a extensão é colocada em fios que estão no período anágena, fase em que os fios são muito delicados e não tem estrutura para sustentar um alongamento”, explica a especialista.

Não há necessidade de máscara e Curvex - VERDADE
Após a colocação do alongamento, não se faz necessário o uso de máscaras ou curvex, pois a técnica por si só já garante o efeitos proporcionado pelos dois produtos. “A vantagem da extensão é justamente alterar a espessura dos fios para dar a impressão da máscara recém aplicada ou de até de cílios postiços”.

Pode provocar queda - MITO
As extensões de cílios fio a fio tendem a se descolar com o tempo e irão cair apenas quando os cílios atingirem a fase telógena —  período em que os cílios naturais estão em um processo natural de queda para dar início a substituição por um novo fio. “Na técnica, um fio sintético é colocados sobre um único fio natural, respeitando a raiz dos cílios e a fase de crescimento em que se encontra”, garante.

Extensões podem causar alergia - VERDADE
Samara esclarece que como todo procedimento estético, existe o risco de alergia aos componentes utilizado e defende o teste alérgico antes de qualquer intervenção. “Na Pink Lash, nós disponibilizamos um teste dermatológico alérgico para garantir que a cliente não tenha nenhum tipo de problema como adesivo utilizado para fixar os fios”.


Mulheres grávidas podem fazer - VERDADE
Não existe nenhuma contraindicação de extensões para gestantes, pelo contrário, esse tipo de intervenção estética só tem a acrescentar na autoestima da mulher. “Muitas mamães fazem para poder registrar a foto do parto de forma que se sintam mais bonitas , basta conversar com seu obstetra explicando o procedimento não invasivo e solicitar autorização”, sugere.

Não pode molhar- MITO
A ideia do alongamento é facilitar a vida da mulher e não dificultar! O recomendado é que a cliente não entre em contanto como a água apenas nas primeira 24 horas após o procedimento. Essa medida é necessária para garantir a fixação correta do adesivo. “Após isso, indicamos lavá-las diariamente com shampoo neutro para uma maior durabilidade. Mar, piscina e banho são totalmente bem vindos após esse período”.

Disfarça pálpebras caídas - VERDADE
Além de proporcionar harmonia ao rosto, a extensão também disfarça pálpebras caídas e olhos afastados. “Isso é possível com os desenhos que fazemos no chamado de mapping do olhar — um visagismo focado na região dos olhos — que proporciona desenhar o olhar do jeito que a cliente quer”, explica Samara.

Banho quente pode prejudicar o adesivo- MITO
A tecnologia dos adesivos garante que após o período de fixação, que é de 12 horas, não há risco descolamento do fio por meio da água, seja ela quente ou fria.

Produtos químicos reduzem a vida útil dos cílios- VERDADE
Como existe a possibilidade de afetar a durabilidade da extensão, o recomendados é evitar o contato.

Foto: MF Press Global

Comentários
Assista ao vídeo