Colunistas - Bem Estar e Saúde

Mitos e Verdades

21 de Agosto de 2019

Todos sabemos da importância de uma boa higiene bucal para manter nossa saúde, de um modo geral, em dia. O uso de escova, creme e fio dental são os métodos mais utilizados para previnir o aparecimento de cáries e doenças periodontais (dentre outros), mas alguns acreditam que a sua eficácia possa ser aumentada se associados ao uso dos enxaguantes bucais, além de muitos outros mitos associados à higiene oral que afirmam que apenas a escovação não seria suficiente.

Dr. Robson André, dentista especialista em Odontologia Estética, desmitifica algumas das ‘lendas’ associadas à saúde bucal. Confira:

1- Enxaguante bucal é eficaz para a saúde bucal

Mito: O uso do enxaguante bucal não é necessário para manter a saúde oral em dia, pois, quando falamos de saúde oral, uma boa escovação, com técnica e frequência correta, associada ao uso correto do fio dental já é capaz de suprir todas as necessidades da maioria das pessoas. Alem disso, uso prolongado de alguns tipos desses produtos pode ocasionar algumas lesões na cavidade bucal, eles só devem ser utilizados com uma correta indicação por um profissional da área.

2- O creme dental é fundamental para a higiene bucal?

Mito: Alguns artigos já demonstram que isso não é uma verdade absoluta. Um bom exemplo é o de Parizotto (2003) que comparou um grupo que usavam a escovação com o creme dental com outro grupo que realizava a escovação sem o creme dental e concluiu que a análise estatística não mostrou diferença significante no controle mecânico da placa bacteriana em relação ao uso ou não do dentifrício e que este não exerce papel preponderante no controle mecânico da placa bacteriana. Muito embora ainda seja um consenso da classe odontológica a indicação do seu uso devido às propriedades do flúor no combate e controle da cárie dental.

3- Usar apenas a escova e o fio dental são suficientes para uma boa higiene oral.

Verdade: O uso correto da escova dental, propiciando a limpeza de todas as superfícies dentais, em particulares área de sulco gengival e na região interdental, com forças leves, sem ferir tecidos moles ou duros, associado ao uso correto do fio dental, é a melhor forma de manter a saúde oral e previnir doenças.

Foto: Pixabay / MF Press Global 

Comentários
Assista ao vídeo