Viver - Saúde

“Setembro Vermelho" é o mês do coração

19 de Agosto de 2019

Em 2014, o Instituto Lado a Lado Pela Vida criou a campanha "Setembro Vermelho". O mês, escolhido devido ao Dia Mundial do Coração em 29 de setembro, é dedicado à conscientização de doenças cardiovasculares, visando a diminuição do número de casos de infartos, derrames e outras doenças que afetam o coração.

 

Abaixo, cirurgião cardíaco e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, Dr. Élcio Pires Júnior, cita alguns dos principais problemas que causam preocupação nos hospitais e consultórios:

- Diabetes: A Organização Mundial de Saúde levantou que 16 milhões de brasileiros sofrem com diabetes, o que coloca o nosso país em 4º lugar no ranking com o maior número de casos da doença, logo atrás da China, Índia e Estados Unidos. Embora já seja considerada uma epidemia global, o diabetes ainda não é levado a sério: uma pesquisa realizada pela Abril Inteligência mostrou que apenas 1 entre 4 brasileiros consideram a doença grave. Há pouca informação sobre os impactos do diabetes na saúde do coração, e hoje, as doenças cardiovasculares são as maiores causas de morte de diabéticos.

- Tabagismo: Os problemas cardiovasculares associados ao tabaco geralmente aparecem a longo prazo, porém, assim que os efeitos colaterais aparecem, o dano já foi feito. Fumar faz o coração bater mais rápido, aumenta a pressão arterial e faz o sangue coagular. Essas irregularidades cardíacas aumentam a chance de arritmias, paradas cardíacas, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca e morte súbita.

- Insuficiência cardíaca: Sentir cansaço excessivo pode indicar muito mais do que falta de tempo para descanso: tendo-o como principal sintoma, a insuficiência cardíaca é uma doença em que o coração não consegue bombear o sangue necessário para o corpo inteiro, podendo prejudicar o funcionamento do organismo. Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), são mais de 2 milhões de casos de insuficiência cardíaca por ano no Brasil.

“A campanha busca ressaltar os hábitos que ajudam a fortalecer e proteger o coração, como manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos diariamente, estar no peso ideal e fazer o check-up anualmente. A melhor forma de evitar doenças do coração é a prevenção”, finaliza o especialista.

Sobre o especialista: Dr. Elcio Pires Júnior é coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital e Maternidade Sino Brasileiro - Rede D'or - Osasco, e coordenador da cirurgia cardiovascular do Hospital Bom Clima de Guarulhos. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro internacional da The Society of Thoracic Surgeons dos EUA. Pós Graduação em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

facebook.com/Dr-Élcio-Pires-Júnior-Cirurgião-Cardíaco | linkedin.com/in/elciopiresjunior

Comentários
Assista ao vídeo