Viver - Saúde

Saiba como proteger e manter a saúde das crianças no inverno

15 de Agosto de 2019

Durante o inverno, é comum que as crianças sofram mais com doenças respiratórias, trazendo muitas preocupações para as famílias. Felizmente, boa parte dos problemas típicos que aumentam nessa estação podem ser resolvidos com medidas simples. 

Cuidados como caprichar mais no agasalho e optar por alguns alimentos pode ajudar a saúde da criança nos dias mais frios. Confira algumas maneiras de evitar as doenças respiratórias infantis!

Roupa

Se a criança ainda for bebê, o ideal é vesti-la por camadas. Mesmo que a lã seja mais quente, ele pode dar alergia ao pequeno, por isso é preferível usar apenas roupas de algodão. 

Os bebês também perdem muito calor nas extremidades, isto é, couro cabelo, mãos e pés. Então, aposte em gorros, luvas e meias para que ele fique totalmente agasalhado. Pode até parecer exagero, mas as crianças recém-nascida sentem muito frio, pois ainda estão se acostumando com o mundo fora da barriga. 

As crianças maiores também devem ser bem agasalhadas. Nesse caso, como elas usam sapatos, você pode optar por botas acolchoadas que são ainda mais confortáveis. Assim, ela poderá brincar com mais liberdade. 

Na hora de escolher a peça leve em consideração o conforto e a qualidade, pois além de proteger contra frio também evita o surgimento de alergias. É importante lembrar que há diversas marcas, como a Pampili, que possuem linhas especiais de roupas e calçados, pensadas para proteger as crianças. 

Aquecedor

O aquecedor é bastante útil para os dias mais frios, porém, prejudica a qualidade do ar. Para evitar que a secura, você pode umedecer a residência por meio de uma bacia com água. 

Se possível, você já pode comprar um aparelho com umidificador. Apesar das vantagens, o ideal é não deixar o aquecedor ligado durante muito tempo. Além disso, o filtro deve ser trocado conforme instruções do fabricante, para evitar o acúmulo de sujeira e microorganismos. 

Alimentação

As crianças devem se alimentar bem durante o ano, mas nos meses mais frios a atenção precisa ser redobrada. Nessa fase, é importante aumentar o consumo de vitamina C, pois melhora a imunidade e evita gripes e resfriados. 

Basta um copo de suco natural de laranja, por exemplo, para suprir as necessidades dos pequenos. Outros alimentos que são ricos no nutriente: abacaxi, kiwi, manga e mexerica. 

Mesmo transpirando menos do que no verão, a hidratação não deve ser descuidada. Se a criança não quiser beber tanta água, você pode oferecer nos intervalos das refeições chás e sucos naturais — de preferência de alguma fruta rica em vitamina C. 

Saídas

Nos primeiros dois meses de vida, o ideal é que a criança não visite lugares aglomerados, pois ainda não tomou as vacinas obrigatórias. Depois disso, é preferível fazer passeios das 10h às 17h. Antes e após esse período, as temperaturas estão mais baixas. Para que criança não sofra com o choque térmico, é indicado não sair com ela logo após o banho.

Comentários
Assista ao vídeo