Colaboradores - Tânia Voss

José Augusto: Entrevista exclusiva - "Agradeço todos os dias a Deus e a minha sorte

13 de Agosto de 2019

Ele é o romantismo em pessoa, as palavras no olhar, a fala poética e o jeito tímido de ser. A  simplicidade que seduz as mulheres há décadas está de volta a São Paulo, com novo show.

No próximo dia 17 de agosto o cantor José Augusto, estreia a tour um “Brinde Ao Amor” no Tom Brasil . Gentilmente, com exclusividade, e sempre muito atencioso com nosso site, ele falou de amor e contou passagens de sua história sem papas na lingua. Com muita autenticidade e poesia, o cantor revelou ´por que canta tanto o Amor nas suas composições.

No repertório, além de sucessos consagrados, o artista apresenta a versão de “Página Virada”, música do compositor e seu maior parceiro; Paulo Sergio Valle, que estourou nas vozes de Chitãozinho e Xororó nos anos 90: “Vem que esse orgulho não vai dar em nada, o que passou é página virada, melhor pensar que nada aconteceu…”. E como José Augusto, entende muito bem o que o público quer ouvir, estava na hora de dar sua própria interpretação ao hit,  incluindo em seu Set List. Outros sucessos que acompanham a sua carreira: Sábado, Fantasia, Aguenta Coração, Fui eu e Chuvas de verão estão presentes  no repertório, foi incluído também um medley das canções – Por eu ter me machucado/A noite mais linda/De igual pra igual  “São músicas muito importantes e marcantes na minha carreira, todas elas temas de novelas e foram fundamentais na solidificação da minha carreira”, comenta José Augusto.

Como marca já registrada em suas turnês, a concepção do novo cenário não deixa por menos, retoma ao conceito cenográfico com um projeto de iluminação arrojado que vale a pena conferir. Com a carreira marcada por vários sucessos, turnês internacionais e milhões de álbuns vendidos, vale conferir este show de lançamento em uma noite especial, romântica e inesquecível.

 CV - "Um brinde ao amor", falar de amor ainda é um grande tema? Mais uma vez, o amor é o tema da sua nova turnê. fale um pouco sobre o título da turnê?

"Falar de amor é e sempre será um grande tema. O amor nunca saiu de moda e não sairá nunca. O amor é a coisa mais importante que a gente tem no mundo.
O amor nesse show está incluído no roteiro, no relacionamento das pessoas, nos bastidores," 

"O título do show é exatamente esse por causa de uma canção que eu fiz, e que foi gravada junto com Fabio Junior, e que já está sendo lançada, numa parceria bacana, né, entre eu e ele, e eu decidi que o título seria esse, a partir do momento que eu fiz a canção, e depois, eu convidei ele pra cantar , ele gostou da música e a gente gravou junto."

CV - Você canta o amor e seus fãs dizem que você consegue ler a alma das pessoas. Já fez uma loucura de amor? Perguntei ao Roberto Carlos e ele me disse que jamais contaria mas que fez muitas....rsrsrs. E você?  

 "Eu não sei se eu consigo ler as almas das pessoas, eu apenas conto aquilo que eu vejo, aquilo que eu ouço, aquilo que eu escuto através dos comentários, eu não posso dizer que tudo que eu escrevo foi uma vivência minha, porque não foi, seria mentira. Mas eu me baseio muito nas frases de livros, nos temas de filmes e de repente você me dá uma frase e automaticamente eu já coloco essa frase dentro dessa música, e a gente cria um tema, digo eu, nós,  porque geralmente eu faço canções com Paulo Cesar Vale, algumas sozinhas sim mas a maioria com Paulo Cesar Vale...."

CV - Você canta o amor e seus fãs dizem que você consegue ler a alma das pessoas. Já fez uma loucura de amor? Perguntei ao Roberto carlos e ele me disse que jamais contaria mas que fez muitas....rsrsrs. E você?

"Vou ficar te devendo essa pergunta da loucura de amor. Me lembro muito bem que nos anos 90, eu estava indo para São Paulo e eu liguei para o Roberto carlos, não sei se por alguma coisa que eu queria fazer, ou simplesmente um contato cordial, que isso a gente sempre tem, e ele brincou comigo e perguntou - Você quer a minha agenda?  E eu disse assim.... - Quero...rsrsrs. Então se ele fez, eu também não posso contar as minhas porque está incluída no mesmo pacote...rsrsrs"

CV-  Onde você se apresenta, certeza de casa lotada. Como é manter esse sucesso há décadas?

 "Eu não sei como é manter isso, durante todo esse tempo, sem me referir a Deus, e me referir a sorte. Acho que toda carreira a demais do talento, de você saber se posicionar perante o público, você tem que ter obviamente, ajuda da Deus e tem que ter sorte. Tudo na vida tem que ter sorte, para você conseguir continuar, que é muito mais difícil do que iniciar. Quando você inicia tudo é novo, você tem garra de tudo, você quer abraçar o mundo e depois você tem que administrar, e essa é a coisa mais difícil . Graças a Deus, eu tenho um carinho muito grande das pessoas que já me acompanham há bastante tempo, e tenho visto essas casas realmente cheias e agradeço todos os dias a Deus e a minha sorte, e meu entusiasmo com a música."

CV -  Um compositor de primeira qualidade, ouvir suas canções nas vozes dos famosos? Um prazer ou chega a incomodar?

"Eu às vezes quando ouço, ainda me pergunto se essa canção é minha, né? Quando eu escuto alguém cantando a minha música...to com o pessoal e me pergunto, essa música é minha mesmo...porque são muitas canções, não to querendo aqui ser piegas, é verdade, tenho mais de 400 músicas, às vezes fico analisando os títulos, e digo, caramba, é meu mesmo isso, será que foi eu que fiz isso....Claro que as mais conhecidas eu identifico na hora mas algumas outras, né, que não são tão conhecidas assim mas que foram gravadas por outros artistas. "

CV -  Algo diferente no novo show do Tom Brasil?  Qual a novidade?

 "O algo diferente no show do Tom Brasil em São Paulo, é exatamente aquilo que as pessoas foram  acostumadas a ouvir em outras vozes e de repente o compositor vai interpretar como Separação, muito conhecida na voz da Simone, e depois teve regravações e o Página Virada. "

CV -  Um recordista em temas de novelas, Página Virada, finalmente terá sua cara nesse show?

"Na verdade eu to dando o meu jeito, a minha forma de cantar a uma canção que eu fiz, e são canções que foram cantadas por outras pessoas e outros artistas. E sempre há  uma surpresa favorável , né quando eu canto essas músicas, mas muita que vai nos meus shows sabem que essas canções são minhas mas sabem que eu nunca cantei no show", concluiu o grande José Augusto. 

Comentários
Assista ao vídeo