Colunistas - Bem Estar e Saúde

Lincoln Nunes revela que a meditação altera fisicamente o cérebro e traz melhorias de performance

12 de Agosto de 2019

Há muito já se sabe sobre a prática da meditação e sobre seus benefícios, o que já é algo que também se diz não apenas entre adeptos da meditação e em círculos acadêmicos, mas está na boca do povo. Geralmente, associamos a meditação ao senso de calma, tranquilidade, leveza e paz interior, e essas associações são comprovadas pela ciência e por estudiosos de diversas áreas, que têm procurado não só confirmar, como também encontrar mais benefícios promovidos pela prática para o corpo e para a saúde mental.

O especialista e coach Lincoln Nunes, conhecido por seu trabalho com atletas da seleção brasileira de natação e com grandes figuras do mundo corporativo, é um dos profissionais multidisciplinares que têm adotado a meditação para obter benefícios e resultados em sua vida e de seus clientes: “Confesso que mesmo adorando testar novas experiências, buscando saber as possibilidades de melhorar performance e resultados, demorei para iniciar esta prática. Depois de um tempo, enquanto pesquisava sobre alta performance, me deparei com estudos que relacionavam meditação e qualidade de vida e resolvi incorporá-la na minha rotina para testar, na prática, se isso fazia sentido. Isso se tornou um hábito, é claro. E mais do que isso, um hábito prazeroso. A verdade é que a meditação mudou a minha vida e tem sido usada durante minhas mentorias e no processo de coaching. Depois que comecei a me deparar com várias pesquisas científicas, comprovando os reais benefícios da meditação, se tornou impossível ignorar essa prática”. 

Reprodução / MF Press Global

A Meditação aliada à alta performance

Como especialista em trabalhar a alta performance, Lincoln Nunes tem mostrado em palestras, treinamentos e processos de coaching a meditação como um hábito a ser incorporado no cotidiano e na rotina profissional das pessoas: “tenho a obrigação de mostrar todas as informações importantes que estão dentro do meu alcance que possam trazer melhorias significativas para a vida dos meus clientes. Hoje a meditação já está fazendo parte do arsenal de informações valiosas que acabo compartilhando com eles”.

Lincoln revela com que frequência trabalha a meditação durante o seu dia: “Atualmente, medito de três a quatro vezes por dia, o que dá em torno de 40 a 60 minutos no total. Você pode iniciar praticando por menos tempo, algo como 15 a 20 minutos do seu dia. Tenho certeza de que este tempo será suficiente para conseguir sentir todos os benefícios, como foi suficiente para todas as mudanças em minha vida, inclusive para atingir a alta performance”. 

5 principais benefícios da meditação

O coach enumerou os 5 principais benefícios que a meditação pode trazer para a sua vida. Confira:

1. Auto-conhecimento 

Você pode dizer, no dia de hoje, que se conhece profundamente? Talvez você saiba responder qual seu prato favorito, o perfume que mais gosta, no entanto, essas são respostas superficiais sobre você. Por outro lado, se eu lhe perguntasse quais são os seus principais sonhos, medos, quais as maiores transformações pelas quais você já passou, você conseguiria responder imediatamente?  

Reprodução / MF Press Global

O aforismo grego já dizia: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”. Ou seja, as respostas que passamos a vida procurando não estão no exterior, mas sim no nosso mais profundo interior. A meditação possibilita se conectar com nosso eu mais profundo, deixar que os pensamentos venham e fluam, sem julgamentos, que é a parte mais difícil: lidar com o que vem à tona e ainda assim deixar que esses pensamentos fluam, sem continuar alimentando-os. 

Grande parte das pessoas não se conhecem. Por isso, todos os dias, acabam travando guerras com seus monstros internos, sem mesmo entender quem eles são. 

2. Reduzir a ansiedade e o stress

A ansiedade é um estado emocional de apreensão por um futuro imaginado pela pessoa ansiosa. Ansioso é aquele que está sempre com pensamentos no futuro, tentando, de alguma forma, resolver problemas que ainda não existem e que possivelmente nem existirão.

No estado de ansiedade, a mente cria vários pensamentos negativos e fantasia diversas cenas temidas. O estado de ansiedade pode ser acompanhado, inclusive, por reações físicas desconfortáveis, como palpitação e dores de cabeça. 

Posso dizer que sempre fui uma pessoa que estava com a cabeça em um lugar diferente daquele em que eu realmente estava. Sabe quando você está em uma reunião e quando sai de lá tem a sensação de que não processou nada? Era assim que eu me sentia diariamente, nas diferentes tarefas que executava de forma automática. 

Segundo Marcos Rojo, mestre pelo Departamento de Neurologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e PhD em Ciência do Yoga na Índia, a meditação trabalha como uma poderosa ferramenta que nos conecta com o momento presente, e ajuda a tirar a mente das ocupações do futuro que são geradoras de ansiedade.

Um estudo feito na Universidade Johns Hopkins nos EUA é mais um a dar aval científico à prática: de acordo com o trabalho, meditar durante 30 minutos todos os dias ajuda a aliviar sintomas da ansiedade, depressão e dores crônicas.

3. Melhorar a memória

A neurocientista Sara Lazar, do Hospital Geral de Massachusetts e da Escola de Medicina de Harvard, mostrou em seus estudos que a meditação pode realmente mudar o tamanho de regiões importantes do nosso cérebro. E qual o resultado disso? Melhoria da memória e aumento da capacidade de exercer a empatia.

Na prática, o que ocorre é o aumento da atividade da área ligada à atenção e à concentração (o chamado córtex cingulado anterior), da área ligada à coordenação motora (córtex pré-frontal) e do hipocampo, responsável por armazenar a memória. 

4. Melhoria do sono

Depois de alguns meses meditando, comecei a perceber os benefícios desta prática no meu dia a dia. Por muitos anos, realizei múltiplas tarefas ao mesmo tempo, o que me desgastava demais por estar sempre preocupado, tendo a certeza de que não conseguiria cumprir todas as atividades e deveres de um dia. Ao final de um dia cansativo e exaustivo, eu deitava para dormir e fechava os olhos acreditando que finalmente iria relaxar e descansar. Porém, a verdade é que eu era atropelado por um turbilhão de pensamentos que insistiam em me manter acordado de qualquer jeito.

Foi somente com a meditação que tudo isso melhorou. Nos primeiros meses, senti que meu foco aumentou substancialmente, por consequência, minha produtividade também. No entanto, um dos melhores benefícios foi a qualidade do meu sono, que melhorou absurdamente. Hoje, todos os dias antes de dormir, medito por cerca de 20 minutos. Após terminar a prática, em questão de pouco tempo, estou dormindo feito um bebê, o que era impossível antes de incluir o hábito da meditação na minha vida.

5. Alta performance

Sou praticante e amante da arte suave, o jiu-jitsu. Quando iniciei a prática, me sentia frequentemente sem fôlego durante os treinos. Aos poucos, fui percebendo meu fôlego melhorando, assim como a qualidade dos meus treinos. É claro que inicialmente associei isto apenas à melhoria do meu condicionamento físico. No entanto, observei que eu era capaz de controlar melhor minha respiração, de mantê-la de forma consciente, motivo pelo qual associei essa capacidade à meditação.

As práticas de meditação me auxiliaram a entender que nós não respiramos corretamente. Com o hábito da meditação, o foco na respiração correta muda completamente de uma realidade automatizada para uma respiração consciente. Foi isso que me auxiliou a ter um melhor desempenho e mais prazer na prática do jiu-jitsu.

E é essa lição que passo para os atletas de alta performance que são meus clientes, mas isto vale não apenas para atletas de alta performance, mas executivos, profissionais liberais, médicos, assim como todos que buscam a melhor versão de si mesmos.

Comentários
Assista ao vídeo