Notícias -

Tecnologia favorece a gestão de clientes em escritórios de advocacia

12 de Agosto de 2019

A tecnologia é um recurso essencial para quem busca mais qualidade e eficácia na gestão de clientes

É preciso muito mais do que sólidos conhecimentos na área jurídica para atrair e conquistar clientes. Em um mercado cada vez mais competitivo, proporcionar uma boa experiência ao contratante desde o primeiro contato até a finalização da prestação de serviços é essencial.

Hoje, muitas empresas estão atentas à necessidade de focar a atuação no cliente, oferecendo excelência e eficiência no atendimento. Os escritórios de advocacia não podem prescindir dessa boa prática. Para conseguir realizar uma boa gestão de clientes, usar ferramentas que facilitam a rotina do escritório e melhoram o relacionamento é algo que não deve ser deixado de lado.

A tecnologia é um recurso essencial para quem busca mais qualidade e eficácia na gestão de clientes. Com ela, é possível melhorar o relacionamento, a fidelização e o grau de satisfação dos clientes. 

Suporte jurídico efetivo

Quando se trata de prestação de serviços jurídicos, uma queixa muito comum de clientes é a falta de suporte. Até que o contrato de honorários seja fechado, o advogado está sempre disponível. No entanto, com o passar do tempo, o cliente pode parar de receber ligações ou e-mails sobre o seu caso, gerando um  descontentamento. Um suporte jurídico efetivo pressupõe a proatividade do escritório. Em outras palavras, o cliente precisa ser periodicamente contactado sobre o status do seu caso.

Um sistema automatizado pode ajudar a dar um salto no padrão de atendimento dos escritórios de advocacia. Um software jurídico mais completo oferece área do cliente, na qual o cliente pode acessar informações sobre o seu caso sem precisar contatar o escritório. Assim, o atendimento é eficaz e o advogado otimiza seu tempo para se ocupar de questões técnicas ou estratégicas do escritório.

Atendimento de qualidade

Não existe nada pior do que um cliente ligar para o escritório, falar com diversos advogados, mas não ter sua dúvida respondida. Isso ocorre porque, muitas vezes, um caso fica centralizado em um profissional. Logo, na sua ausência, o resto da equipe não consegue prestar um bom atendimento.

Um sistema automatizado é útil também para evitar esse problema, visto que facilita o acesso aos dados de qualquer cliente. Com um software para escritório de advocacia, as informações ficam organizadas e centralizadas, permitindo que qualquer advogado faça um excelente atendimento sem perder tempo.

Fidelização

Os serviços jurídicos têm caráter pontual. Isso significa que um cliente só volta a contratar o mesmo escritório, caso uma nova questão jurídica surja. Porém, mesmo com essa característica, a fidelização não deixa de ser um aspecto importante na prestação de serviços jurídicos. Afinal, durante a execução do contrato, nada impede que o advogado seja substabelecido. Para evitar perder clientes durante ou mesmo após o fim do contrato, o advogado deve estar atento ao relacionamento.

O suporte profissional deve ser efetivo, é preciso escutar com atenção o seu cliente e mesmo com o fim do contrato é importante manter o contato. A fidelização é importante não apenas para a manutenção do contrato, mas também para novas indicações, já que um cliente fiel acaba se transformando em um embaixador do escritório.

Encantamento

Encantar nada mais é do que superar expectativas. E, quando se trata de relacionamento com o cliente, isso é naturalmente um desafio. Escritórios que pretendem encantar a clientela devem, primeiramente, conhecer seus clientes e ouvi-los. Não existe uma receita única quando se trata da expectativa de cada cliente. Assim, é preciso compreender o que eles querem, para então entender de que forma é possível entregar algo a mais. Para entender o que o seu cliente precisa, é fundamental que o contato seja efetivo e alinhado.

Fazer uma gestão de clientes com excelência é um desafio. Afinal, cada cliente é um cliente. Porém, com as ferramentas certas é possível oferecer um atendimento e um suporte excelentes, sem prejudicar as rotinas do escritório. Para quem quer se diferenciar no mercado e ter uma cartela abundante, é essencial investir na tecnologia para ter uma gestão de clientes de máxima qualidade.

Comentários
Assista ao vídeo