Colaboradores - Thiaggo Camilo

Taiguara Nazareth protagoniza Madame Satã - Espetáculo Musical Brasileiro

9 de Agosto de 2019

O ator Taiguara Nazareth está de volta ao palco da capital paulistana como protagonista de “Madame Satã – Um Espetáculo Musical Brasileiro” em nova temporada no Teatro Jaraguá até setembro.  O musical retrata a boemia carioca, que em meados do século XX, via o nascimento do samba e sua perpetuação como ritmo genuinamente brasileiro. Paralelamente, neste ambiente, surgiu João Francisco dos Santos, o Madame Satã, uma figura emblemática e um dos personagens mais representativos da vida noturna no bairro da Lapa, no Rio de Janeiro. No cinema, o ator Lázaro Ramos viveu o personagem no filme de Karim Ainouz, em 2002. O espetáculo une poesia e reflexão sobre questões que atravessam seu tempo, mas que, infelizmente, perduram até hoje, como racismo, homofobia e machismo.

Para compor o personagem Madame Satã, Taiguara pesquisou sua biografia em textos e relatos encontrados, tanto em artigos jornalísticos como em sites. Com relação ao filme estrelado por Lázaro Ramos disse: “Não assisti! Quis criar o personagem internamente com recursos próprios com base no que estudei e da minha formação religiosa”. O ator tem profundas raízes na Umbanda e o estudo da linhagem dos Malandros, Povo de Rua e Pomba Giras, o ajudou enormemente na composição e expressão corporal de Madame Satã e da mulata do Balacochê, dois personagens do musical.   

Taiguara Nazareth - Trabalhos anteriores

Taiguara Nazareth está na estrada como ator faz tempo. Seu papel de maior repercussão foi na minissérie ‘Presença de Anita’, escrita por Manoel Carlos e dirigida por Ricardo Waddington e Alexandre Avancini exibida na TV Globo, em que contracenou cenas sensuais ao lado da atriz Vera Holtz. Marcou presença nas novelas ‘Duas Caras’, de Aguinaldo Silva e ‘Tititi’ de Maria Adelaide Amaral ambas na mesma emissora. Na TV  também teve passagem em ‘Marisol’ exibida pelo SBT e na RecordTV participou da série ‘Turma do Gueto’, escrita por Netinho de Paula e Laura Malin e ‘Escrava Mãe’, primeira novela brasileira gravada em resolução 4K (UHDTV). Seu currículo também inclui o reality show Casa dos Artistas, do SBT, em que ficou confinado ao lado de Alexandre Frota, Bárbara Paz e Supla e, no cinema, Taiguara Nazareth atuou no drama ‘Salve Geral’, de Sergio Rezende. Recentemente, o ator interpretou o namorado de Gloria Groove com cenas quentes e beijo no clipe de Felipe Sassi, intitulado 'Apaga a Luz’.  Na plataforma Netflix, Taiguara participou do elenco de apoio na série ‘Samantha!’. 

Taiguara Nazareth também foi modelo de comerciais e campanhas publicitárias nacionais e internacionais. Sua paixão pelo esporte e teatro levou-o aos Estados Unidos onde estudou comunicação e artes na Southeast College Beatrice, em Nebraska e, consequentemente, atuou nos musicais Off-Broadway ‘A Bela e a Fera’ e ‘O Mágico de Oz’ e foi atleta do time de basquetebol da Faculdade The Blue Devils.

Desde que voltou a morar no Brasil, o ator se engajou em inúmeras ações de cunho social, atuando em causas de racismo, homofobia e discriminação.  Sua lista como voluntário em casas assistenciais é grande e engloba a AABA Amigos de Angola, a Casa de Apoio Raio de Luz, o Lar do Ancião, a ONG Fui Expulso de Casa, o Grupo Fraternal Hilarion entre outras com trabalhos destinados às crianças, adultos e idosos. Na Fundação Pais Afetivos, Taiguara tornou-se um dos influenciadores em causas H-LGBT+.

SERVIÇO: Madame Satã – Espetáculo Musical Brasileiro

Teatro Jaraguá

End / Tel: Rua Martins Fontes, 71 (Novotel Jaraguá), São Paulo/SP – (11) 95048-0563

Capacidade: 274 lugares

A partir de 12/07 até 08/09, Sexta e Sábado (21h) e Domingo (19h).

Ingressos: Plateia: R$ 60,00 / meia entrada: R$ 30,00.

Classificação: 16 Anos

Duração: 80 minutos

Gênero: Musical

Ingressos: https://www.sympla.com.br/eventos?s=madame%20sat%C3%A3  

FICHA TÉCNICA:

Direção Geral: João das Neves e Rodrigo Jerônimo. Direção Musical: Bia Nogueira. Dramaturgia: Marcos Fábio de Faria e Rodrigo Jerônimo. Supervisão da dramaturgia: João das Neves. Arranjo Musical: Alysson Salvador. Canções inéditas compostas pelo elenco. Preparação Rítmica: Daniel Guedes. Preparação Corporal: Benjamin Abras. Iluminação: João das Neves. Coordenação Técnica: Ítalo Tadeu. Cabelo e maquiagem: Xisto Lopes. Cenário e figurino: Cicero Miranda e Débora Alves. Assistente de cenário e figurino: João Paulo Sousa e Rodrigo Ianni. Confecção de sapatos: Helênio Lima. Equipe de apoio figurino: Ana Maria Faleiro e Zilanda Barroso. Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli e Renato Fernandes. Elenco: Alysson Salvador, Bia Nogueira, Clarissa Bonvent, Drika Ferreira, Esdras de Lúcia, Gabriel Coupe, Kátia Aracelle, Laiza Lamara, Pedro Leal, Naaya Lelis, Vita Pereira, Rodrigo Jerônimo, Rodrigo Negão, Taiguara Nazareh e Telma Dias.

Assessoria de Imprensa do musical: Renato Fernandes (11) 97286-6703

Comentários
Assista ao vídeo