Colaboradores - Lica Gimenes

Rancho do Peãozinho terá programação com dança, música e gincanas

8 de Agosto de 2019

O Rancho do Peãozinho, espaço exclusivo para o público infantil localizado no Parque do Peão, terá uma intensa programação artística durante a 64ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. São atrações de grupos de dança e corais de escolas de cidades da região, Festival Infantojuvenil de música sertaneja e gincanas.

Foto: Aquino José

O local que funciona de 16 a 25 de agosto, possui cerca de 35 mil metros quadrados e recebe, em média, 70 mil visitantes durante o período da festa, tem o objetivo de divulgar a cultura sertaneja para as novas gerações, preservando as raízes do universo do campo.

Programas sociais como o Bate Lata, de Bebedouro/SP, a Bandavin da Associação Barretense Vida Nova – ABAVIN, Orquestra de Violas e Coral da escola Guiusepe Carmineo, de Barretos/SP, grupos de dança de diversas entre elas Colina, Guaíra, Monte Azul Paulista, Olímpia e Pontal, se apresentam diariamente. Na programação está também a apresentação da berranteira mirim Monique.

O 4º Festival Infantojuvenil de Música Sertaneja, Barretos Kids, acontecerá no sábado, dia 17, e contará com a participação de 15 concorrentes na categoria infantil e 15 concorrentes na categoria juvenil. Uma oportunidade para que novos talentos sejam revelados e tenham a possibilidade de estar na maior festa da América Latina.

Representantes da tribo indígena Pataxó levam seu artesanato para os turistas e também apresentam rituais e danças que fazem parte da sua cultura.

Exposição de mini animais e passeios

A Fazenda do Tio Claudinho é um dos espaços preferidos das crianças. No local, que representa uma propriedade em miniatura, estão diversas espécies de mini animais entre eles pôneis, carneiros, cabritos, bois e vacas.

Passeios com mini charretes, touro mecânico, e apresentações com cães de pastoreio da raça Border Collie também estão as opções de diversão.

Rodeio

Diariamente no Rancho do Peãozinho acontece a disputa do Rodeio em Carneiros. Podem participar crianças com até 12 anos de idade e com peso de até 40kg.

Já na arena, jovens com 16 e 17 anos que sonham em ser competidores profissionais participam da disputa do Rodeio Junior que acontece de 22 a 25 de agosto. Os finalistas terão a oportunidade de montar no Estádio de Rodeios em busca do título de campeão.

Foto: Aquino José    

Ações educativas

Importantes parcerias são fechadas para que as crianças que visitam o Rancho do Peãozinho durante a festa passem por experiências que divertem e ensinam O Centro Universitário Unifeb é o responsável pela Arena da Ciência que leva os turistas mirins para o universo dos laboratórios promovendo experiências que contam com a participação direta do público.

O IFSP – Instituto Federal de São Paulo/Campus Barretos leva para as crianças lições de sustentabilidade. A equipe monta uma réplica de uma propriedade rural toda sustentável, mostrando a importância da preservação do meio ambiente para a saúde das gerações futuras.

Empresas patrocinadoras também criam atividades que envolvem o público infantil em ações com distribuições de brindes.

O acesso ao Rancho do Peãozinho é gratuito para os turistas que já estiverem dentro do Parque do Peão. Adultos só entram acompanhados de crianças e não é permitida a entrada com bebidas alcoólicas nem cigarro. Escolas públicas e particulares podem agendar visitas dos seus alunos através do telefone 17 3321-0000.

Outras informações no site www.independentes.com.br

Comentários
Assista ao vídeo