Informes -

Dra Josi Robaina fala sobre a Lipoaspiração Submental como um complemento para a Harmonização Facial

7 de Agosto de 2019

Lipoaspiração Submental para quem nunca ouviu falar é um termo que, à primeira vista, assusta. Contudo, é um procedimento muito mais comum do que se imagina: a divulgação cada vez mais intensa dos procedimentos de harmonização facial levou a grande maioria a conhecer a famosa “Lipoaspiração de Papada”.

A grande procura pelos procedimentos para Harmonização Facial intensificou também o desenvolvimento e aperfeiçoamento das mais diversas técnicas que resultem na correção de imperfeições e melhoria do aspecto geral da face, incluindo a Lipoaspiração Submental.

Dra. Josi Robaina
 

O procedimento é normalmente solicitado por aqueles que desejam eliminar a gordura localizada na região, para melhoria da harmonia da face. Dessa forma, é indicado para pacientes nos quais o excesso de gordura na região faz com que acabem perdendo o contorno do queixo e mandíbula. A famosa “papada” é um problema comum tanto em homens quanto em mulheres e é um dos primeiros sinais da idade. Contudo, a busca por um contorno perfeito da face tem atraído cada vez mais jovens às Clínicas de Estética para este tipo de correção.

Com o processo de envelhecimento e a consequente perda do colágeno, as estruturas superiores, como a gordura da bochecha e do contorno do rosto, vão perdendo naturalmente suporte de sustentação, ocasionando uma queda dessa gordura. Além dessa razão, esse acúmulo pode estar associado a fatores como a herança genética, havendo a predisposição para o acúmulo de gordura nessa região, formando o conhecido “queixo duplo”.

Josi Robaina, cirurgiã-dentista especialista em Harmonização Facial, conta que o procedimento em questão tem sido bastante requisitado em seus atendimentos: “muitas vezes a técnica é realizada de maneira simultânea a outros tipos de correções, conferindo resultados bastante satisfatórios, apesar de ser algo minimamente invasivo”, afirma a doutora.

A Lipoaspiração Submental é realizada a partir da aplicação de anestesia local, com uma pequena incisão, em torno de 0.3-0.4 cm. Ao anestesiar, infunde-se uma solução fisiológica junto ao anestésico para facilitar a aspiração da gordura, que é realizada com uma cânula bem pequena, o que torna procedimento tranquilo e indolor.

O procedimento é finalizado dentro de, aproximadamente, 30 a 40 minutos. O processo pós-operatório é bastante tranquilo, sendo o uso da faixa elástica indispensável por pelo menos 15 dias. Seu uso é indiscutível, pois a mesma auxiliará na aderência entre a pele que fica em contato com o músculo do pescoço, havendo assim uma recuperação mais rápida.

Após essa etapa, a drenagem linfática é indicada após o 5º dia de cirurgia, recomendando-se a realização de, no mínimo, 10 sessões. A retirada dos pontos é realizada normalmente no 7º dia.

Dra. Josi Robaina
 

O processo de cicatrização apresenta resultados satisfatórios, uma vez que a cicatriz ficará imperceptível devido à incisão para entrada da cânula ser muito pequena.

Como objetivo pessoal aliado ao lado profissional, Josi Robaina pretende desenvolver, em um futuro próximo, um canal de informações para que os pacientes compreendam, de fato, o que é a Harmonização Facial: “precisamos trabalhar com preceitos éticos, mantendo-nos sempre atualizados e respeitando a individualidade de nossos pacientes”, finaliza.

Comentários
Assista ao vídeo