Notícias - Autoridades

Embaixador chinês defende reformas de Bolsonaro e reforça parceria entre os dois países

31 de Julho de 2019

Em evento do grupo LIDE China, filial internacional do Grupo de Líderes Empresariais na China, realizado na última quarta-feira (27/2), em São Paulo, o novo embaixador da República Popular da China no Brasil, Yang Wanming, defendeu as reformas planejadas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

“Sob a liderança do presidente Jair Bolsonaro, o Brasil entra numa nova etapa de desenvolvimento. O novo governo está realizando reformas institucionais políticas e econômicas e nós estamos acompanhando. Fazemos votos de muito sucesso para que as reformas possam trazer bem-estar ao povo brasileiro”, disse Wanming.

Embaixador Yang Wanming
 

Wanming ressaltou que a economia chinesa está mudando de um crescimento em alta velocidade para um desenvolvimento focado na qualidade. “Nos próximos 15 anos, as importações chinesas de bens e serviços vão superar os US$ 30 trilhões e US$ 10 trilhões”, respectivamente. Enquanto isso, a cooperação Brasil-China entrou numa nova fase que valoriza não apenas a velocidade, como também a qualidade.

O chairman do LIDE China, José Marcelo Braga Nascimento, destacou que a parceria entre as duas nações é estratégica e benéfica para ambos “Diferentemente de outros países que estão quebrando as suas alianças, acreditamos que 2019 será um ano de fortalecê-las, ajustando os pontos necessários para fomentar a reciprocidade entre os povos e as relações comerciais sino-brasileiras. Como nos ensina um provérbio chinês, acreditamos que ‘você não pode mudar o vento, mas pode ajustar as velas do barco para chegar onde quer’ afirmou.

Entre outros presentes ao evento, estavam CEOs e representantes de empresas chinesas e brasileiras e autoridades, como o vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (DEM), o secretário da Fazenda do Estado de São Paulo, Henrique Meirelles (MDB), o secretário de Relações Internacionais do Estado de São Paulo, Júlio Serson, o vice-presidente da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), José Ricardo Roriz Coelho, a Cônsul Geral da China em São Paulo, Chen Peijie, e o presidente do LIDE, Luis Fernando Furlan.

Durante o encontro, Meirelles afirmou que o atual momento econômico favorece o comércio entre Brasil e China. "Os dois países vivem momento de transformação. Saímos de uma recessão e começamos a crescer. Nesse contexto são de extrema importância as reformas. Já aprovamos a trabalhista, o teto de gastos, a lei de governança das estatais. Devemos seguir essa rota de crescimento sólida", disse.

Rodrigo Garcia elogiou Meirelles. “Quando ministro da Fazenda, Meirelles foi responsável pela correção da rota do país. Estávamos vivendo uma farra fiscal. Mas, nos últimos dois anos, com a aprovação de reformas necessárias, voltamos a reunir as condições para um crescimento sustentável.”, afirmou. Garcia defendeu ainda urgência na aprovação da reforma da Previdência enviada ao Congresso por Bolsonaro. “O Brasil vive um novo ciclo. O encaminhamento da reforma da Previdência para o Congresso Nacional e a urgência com que o tema vem sendo tratado pelo presidente Bolsonaro, pelos governadores, com especial apoio do governador João Doria, nos faz otimistas com o Brasil. O equilíbrio fiscal é o único caminho responsável para colocarmos o pé no acelerador dos investimentos”, complementou.

O secretário de Relações Internacionais do Estado de São Paulo, Júlio Serson, também comentou sobre reforma da Previdência. Ele acredita que a proposta será aprovada pelo Congresso. Serson ressaltou ainda que o Estado conta com várias opções de investimentos para os chineses e ainda fez uma comparação com outras economias pelo mundo. “Temos um grande programa de desestatizações em curso. Projetos de logística, infraestrutura. Estamos prontos para intensificar a captação de recursos do exterior. Se São Paulo fosse um país, seríamos a 21ª economia do mundo e a 3ª maior da América Latina”.

Comentários
Assista ao vídeo