Colaboradores - Tânia Voss

Ana Carolina faz público suspirar em estreia da turnê e lança novo álbum

29 de Julho de 2019

Ela abriu a turnê com toda sua graça e talento, no palco Tom Brasil. Dois dias de casa lotada e fãs de todas as idades. Fogueira em alto mar, o novo trabalho e show da cantora, segue a estrada e emociona o público de São Paulo com um super grande show.

Todos vibraram, gritaram e cantaram com uma das maiores intérpretes femininas do planeta. Com a voz marcante e afinadíssima, ela brilhou em um clássico terninho preto brilhante. Um luxo.

Interpretou as novas músicas, relembrou as famosas e arrancou suspiros de todos os presentes. Leda Nagle e Alessandra Nogueira também curtiram muito o show da cantora. Destaque na canção "Fogueira" de Angela RoRo e pandeirada de Ana e sus banda, um show de percussão a parte..

Parece que foi ontem, mas já faz 20 anos que Ana Carolina deu o pontapé inicial na carreira que inscreveu seu nome, irrevogavelmente, na história da MPB. 

Dá para dizer que "Fogueira em Alto Mar", título do álbum que agora está completo, com suas 11 músicas liberadas - 9 delas foram lançadas anteriormente, em formato de dois EPs -, é uma boa metáfora para a posição ocupada por Ana Carolina no panteão da nossa música. Uma chama que pode ser vista ao longe.

As canções que completam o álbum "Fogueira em Alto Mar" perpassam alguns dos temas mais sensíveis para a cantora, famosa por imprimir doses maciças de sensibilidade e poesia em seu trabalho. E esta nova jornada de Ana Carolina conta com alguns destaques, como a faixa "Não Tem no Mapa", cujo videoclipe ganhou o perfume sensual e romântico, na calibragem precisa dos termômetros da compositora e intérprete, que divide a autoria da canção com Bruno Caliman.

E é "sustentando o decote" que Ana Carolina convida a diva máxima Elza Soares para dividir com ela os vocais de "Da Vila Vintém ao Fim do Mundo", numa verdadeira celebração à vida, nos lembrando da urgência de brindá-la a cada dia.

Ana Carolina trafega com conforto por vários estilos musicais, e o samba tem seu lugar garantido. "1296 Mulheres" é a faixa que representa o gênero, escrita pelas penas luxuosas de Moreira da Silva e Zé Trindade e, pode-se dizer, totalmente ressignificada na voz de Ana Carolina.

Antonio Villeroy adiciona a faixa "Canção Antiga" à longa lista de parcerias com Ana Carolina, construindo humores à medida que os instrumentos vão surgindo na cama musical a culminar com a voz do próprio artista declamando frases de seu poema em francês intitulado “La Solitude”. O compositor também marca presença ao lado de Ana Carolina em "Dias Roubados", igualmente coassinada por Jonas Myrin.

A garganta de Ana Carolina também ecoa sentimentos rasgados, expostos, e neste álbum a atitude encontra ressonância em "Tudo e Mais um Pouco", cuja letra é uma declaração de amor que exige tudo e mais um pouco do objeto de desejo, sintetizado em frases como "me beije embaixo de um milhão de estrelas / você é tanto para mim".

Com Dudu Falcão, Ana Carolina compõe "Outra Vez Você", uma canção suave em que o tom é a "saudade que te traz para mim" já que é "tarde demais para esquecer".

A levada animada também ganha força em ”Com Vista para Amar" e o ouvinte deverá apreciar com especial carinho a versão de Ana Carolina para "O que é que há?", hit de Fábio Jr. (composto em parceria com Sergio Sá), que chega de roupa nova para completar o álbum.

E quem há de saber o que os próximos 20 anos na carreira de Ana Carolina? Só o tempo dirá. Por enquanto, é hora de ver a fogueira queimar.

Confira a agenda completa da turnê "Fogueira em Alto Mar" pelo Brasil em www.fb.com/anacarolinaoficial/events.    

Atualmente, Ana Carolina contabiliza mais de cinco milhões de seguidores em suas redes sociais e com certeza, a cantora brasileira mais amada do Brasil.

Comentários
Assista ao vídeo