Viver - Saúde

Dr. Moacir Rosa esclarece tudo sobre Jejum Intermitente: Comer de três em três horas é mito

26 de Julho de 2019

O chamado jejum intermitente tornou-se uma forma popular de perder peso. A técnica promete emagrecimento rápido queimando estoques de gordura corporal. Mas ele não é o início de um processo de emagrecimento, por isso, muitas pessoas começam errado.

Segundo Dr. Moacir Rosa, Fisiologista, Bioquímico e Ortomolecular, o jejum intermitente vai muito além de uma ferramenta de emagrecimento, estudos de vanguarda apontam o benefício do jejum também para a saúde, prevenindo doenças e retardando o envelhecimento, conforme demonstrou os estudos do japonês Yoshinori Ohsumi que foi agraciado com o prêmio Nobel de medicina em 2016. 

Dr. Moacir Rosa esclarece tudo sobre Jejum Intermitente
 

O processo de jejum não pode começar de uma hora para a outra afirma Moacir Rosa, é preciso algumas semanas de adaptação, pois quando há uma queima acentuada de gordura, o organismo produz “corpos cetônicos”, que são fontes de energia provenientes dessa quebra, e a maioria das pessoas não estão adaptadas a utilizar essa energia devido a maus hábitos alimentares, podendo causar sintomas como tontura, fraqueza e dores de cabeça. É necessário alguns dias (em alguns casos semanas) para a cetoadaptação, para o corpo se adaptar e reaprender a queimar gordura, afirma. 

Há diversos protocolos de jejum, os mais usados são o de 16, 18 e 24 horas, que podem ser usados de uma ou várias vezes na semana, dependendo do resultado esperado e da orientação do nutricionista. Os períodos em que a alimentação é permitida são chamados de janelas de alimentação. Fora deles, a pessoa deve ingerir líquidos que não possuam calorias, como água (com ou sem gás) e chás e café sem açúcar.

"A conhecida dieta de comer em pequenos intervalos de tempo é uma ideia atrasada e não ajuda a perder peso no longo prazo", se você oferece combustível ao corpo de 3 em 3 horas, sua insulina fica sempre alta e o resultado é acúmulo de gordura,  afirma o bioquímico e fisiologista Moacir Rosa, especialista em emagrecimento e ganho de massa muscular. 

Uma das dificuldades do Jejum Intermitente, é a sensação de “fome” nos primeiros dias, Moacir Rosa alerta ainda que muitas pessoas confundem fome com sede, porque as duas regiões do hipotálamo que identificam essas percepções ficam próximas uma da outra, uma hidratação adequada, e os alimentos corretos principalmente nas janelas alimentares aplaca essa sensação em poucos dias, além de aumentar a energia, a disposição e o vigor, pois os corpos cetônicos são como uma gasolina de alta octanagem para o cérebro, afirma.

Comentários
Assista ao vídeo