Cultura - Música

Double MZK e a ascensão do tech house

25 de Julho de 2019

Em 2018, pudemos notar nos eventos de música eletrônica brasileiros, principalmente em São Paulo, o declínio do brazilian bass e a ascensão de outra vertente: o tech house. Cada vez mais vemos DJs migrando de um estilo para o outro, inclusive adaptando suas tracks antigas em remixes e mashups para um lado mais tech houseiro. Essa tendência tomou conta da sonoridade das festas e não parou de crescer.

Double MZK e a ascensão do tech house
 

A popularização do estilo é nítida ao observarmos que eventos que aderem a ele estão tendo grande aceitação. Somente no ano passado, vimos grandes festivais nacionais fazendo essa troca. Se compararmos, por exemplo, as edições de 2017 e 2018 da Só Track Boa na capital paulista, a mudança foi gritante, impulsionada pelos headliners internacionais FISHER e Chris Lake.

Double MZK um duo formado pelos irmãos Henrique e Leonardo Zanotto, que já acumula mais de 50 milhões de streams das suas músicas e está presente em mais de 40.000 playlists só no Spotify. Com personalidades e habilidades complementares, os dois irmãos formam uma verdadeira equipe, tanto no estúdio quanto no palco. O remix que produziram com a participação de VINNE para a música "O Sol", de Vitor Kley, se destacou como a versão eletrônica mais executada deste hit e até hoje não deixa ninguém parado quando é tocada. 

Tech house é considerado o novo queridinho do cenário eletrônico brasileiro
 

Mas, não se engane em achar que esse estilo de música surgiu do nada. O tech house é consolidado há anos na gringa, com grandes nomes como Green Velvet, Jamie Jones, Hot Since 82 e Patrick Topping, apenas para citar alguns. O crescimento é também uma tendência mundial, haja vista que o estilo ganha cada vez mais espaço em festivais comerciais como o Tomorrowland na Bélgica e as residências nos clubes de Ibiza. Um ótimo exemplo que podemos citar é o mais novo projeto paralelo de David Guetta, o Jack Back, lançado no ano passado.

Double MZK são de uma família com vários músicos, Henrique e Leonardo evoluíram naturalmente para um trabalho com forte tom autoral no Double MZK. Em 2018 iniciaram uma fase mais melódica, que mistura elementos digitais e analógicos em composições originais envolventes e altamente dançantes. O som da dupla já conquistou fãs no circuito universitário, assim como no circuito eletrônico, em edições dos labels Só Track Boa e Alok Tour. Em 2019 o Double MZK vai dar ainda mais foco para o desenvolvimento do seu estilo próprio, com um forte trabalho de estúdio aliado ao Alma Music Group, que certamente irá se traduzir em performances memoráveis!

Podemos dizer que um dos grandes responsáveis, senão o maior por esse sucesso do tech house foi o próprio DJ australiano FISHER. Desde seu primeiro EP, Oi Oi, lançado pela gravadora Dirtybird no fim de 2017, suas tracks “Stop It” e “Ya Didn’t” bombaram nas pistas do mundo inteiro. Mas o sinal mais forte de que isso era só o começo veio com o single “Losing It”. Em poucos dias, a track tomou conta do mundo e foi a mais tocada pelos DJs durante o Tomorrowland.

Comentários
Assista ao vídeo