Colaboradores - Lica Gimenes

5 dicas para evitar o mofo em roupas e móveis no inverno

23 de Julho de 2019

Além do chocolate quente e das roupas elegantes, o inverno também é a estação propícia para o aparecimento do mofo. Também conhecido como bolor, o mofo pode atingir desde casacos guardados no guarda-roupas até papeis armazenados em gavetas, por exemplo. Os ambientes úmidos, característicos do inverno especialmente nas regiões Sul e Sudeste, são perfeitos para a reprodução desses fungos, que em alguns casos pode até mesmo atingir os móveis.

O que parece ser apenas um pequeno detalhe estético pode representar também um perigo à saúde de milhões de brasileiros. Estima-se que um terço da população tenha algum tipo de alergia – a mais comum é a respiratória.

Para evitar problemas com o mofo, Leonardo Castelo, fundador e presidente da Ecoville, sugere essas dicas:

Leonardo Castelo, fundador e presidente da Ecoville - empresa que fabrica e comercializa produtos de limpeza para a casa, carros e empresas, como alvejante, detergente, amaciantes e limpa-vidros. 

1 - Deixe o ar circular

A ventilação dos ambientes impede a concentração da umidade. Por isso, é importante arejar o roupeiro com frequência. Procure deixar as portas abertas nos momentos de incidência do sol.

2 - Utilize um desumidificador

Também como um antimofo, o produto é um ótimo aliado para eliminar a umidade. Ao reter o líquido em seu recipiente, deixa um agradável perfume no ambiente onde se encontra. Utilize-o em um canto do móvel (guarda-roupas, gavetas, armários, etc.) que não impeçam a movimentação dos objetos ali armazenados. O produto pode ser comprado pronto, mas também pode-se fazer uma substituição caseira: colocar um pote com bicarbonato de sódio e pedaços de algodão embebidos em essência de terebintina.

3 - Tenha cuidado especial com as roupas

Guardar uma peça sem lavar? Nem pensar! Uma gotícula de suor, chuva ou até mesmo a gordura natural do corpo pode causar manchas e facilitar o surgimento dos fungos. As roupas de couro sintético precisam ser retiradas com frequência do guarda-roupas para arejar.

4 - Faça uma limpeza mensal

Apesar de exigir mais tempo, a limpeza é essencial para a manutenção do armário. Retire todas as roupas e faça uma higienização profunda. Primeiro, passe o aspirador de pó e depois desinfete as prateleiras utilizando um pano umedecido com produtos específicos ou vinagre e água sanitária. Deixe todas as portas abertas por algumas horas até que o armário esteja bem seco.

5 - Use produtos para desinfecção

Há produtos com soluções específicas que não fazem apenas uma limpeza profunda, mas também desinfetam todo o móvel dos fungos. Um exemplo é o eliminador de odores da Ecoville. Dilua um litro do produto em cinco litros de água. Com um pulverizador, aplique o conteúdo no pano e, depois, na superfície interna do guarda-roupa. A maior vantagem da utilizar uma marca especialista em limpeza é a garantia de higienização.

Comentários
Assista ao vídeo