Viver - Saúde

Dr Thiago Melo explica como concilia sua rotina de trabalho com o estilo de vida saudável

22 de Julho de 2019

Triatleta amador desde junho de 2016, o cirurgião vascular Thiago Melo optou por mudar de vida e ter uma rotina de treinos mais intensa. Em entrevista ao portal, ele explica como conciliar uma rotina extensa de trabalho com um estilo de vida mais saudável. 

"Nunca havia corrido, nem pedalado, muito menos nadado anteriormente, então o desafio foi intenso para alguém que na época aos 33 anos iria começar do zero", comenta o Dr. Thiago Melo.

Dr. Thiago Melo 
 

De início, ele optou por provas mais curtas de início e há um ano e meio, após passar a integrar a MF Racing do triatleta de elite Marcus Fernandes, deu início a preparação para provas longas, incluindo o meio Ironman (nada 1,9km, pedala 90km e corre 21km) e por final a cereja do bolo, o Ironman Full Distance este ano (nada 3,8km, pedala 180km e corre 42km). Integrante da equipe de “Triathlon dos Brabos do Cerrado”, que conta com vários atletas amadores, passou a visualizar no “Triathlon”, além de um estilo de vida, um esporte onde elite e amadores interagem e tem uma boa visibilidade tanto local quanto nacional. 

Mas como ele consegue? O Dr. Thiago Melo revela seus segredos para conciliar a rotina atarefada como cirurgião, que consiste em uma agenda profissional dividida entre a Bahia e São Paulo, operando todos os dias e também atuando como professor universitário e o Thiathlon. Confira:

Mesmo com uma vida corrida, como você consegue achar tempo para poder não só se exercitar, mas ser um atleta de alta performance? 

A programação de tempo é essencial, e viabiliza a todos a prática de exercício. Obviamente que terão algumas concessões e outras abdicações, mas que de 80% a 90% dos treinos semanais são concluídos com êxito. É preciso fazer escolhas inteligentes de gestão de tempo com base nas prioridades e objetivos. 

Os treinos são sempre focados nas competições? 

Buscamos treinar sempre pensando nas competições, estas sim te deixam em estado de êxtase. Passar por aqueles pórticos de chegada, é uma sensação indescritível de prazer. O Triathlon, como todo Endurance, é uma briga entre a mente e o corpo, e quem pratica tem que ter a mente mais forte que o corpo, impedindo que se desista no meio do caminho por achar que não consegue finalizar a prova.

Você diz que a mente é a responsável pelo bom desempenho. Em sua opinião, ela realmente manda no corpo? 

Como se imaginaria alguém nadar 4km, pedalar 180km e correr 42km? E se disser que o mesmo ainda fez a maratona do Rio de Janeiro 7 dias após a conclusão do Ironman? Pois é, a mente manda no corpo, ela quem define suas metas e seus limites.

Dr. Thiago Melo

Qual conselho você deixa para quem quer adotar o atletismo como estilo de vida e se preparar, por exemplo, para um Endurance? 

Meu conselho é que quem quer se preparar para um Endurance, escolha os melhores profissionais para o acompanhamento sempre. Além disso, otimize sua rotina de trabalho de forma que consiga descansar bem (eu ainda não consegui isto), e se cobre apenas a medida que for evoluindo. Todos nós somos capazes, basta ter coragem de sair da zona de conforto”, conclui.

Dr.Thiago Melo - o mais novo nome do ‘Triathlon’ brasileiro. Médico e esportista faz parte da ‘MF Racing do triatleta de elite Marcus Fernandes. Modalidade já se tornou um estilo de vida.

Comentários
Assista ao vídeo