Colaboradores - Thiaggo Camilo

MSP completa 60 anos e inaugura exposição “Olá, Mauricio!”

18 de Julho de 2019
Acervo histórico e obras inéditas de Mauricio de Sousa estarão disponíveis para visitação gratuita no Centro Cultural Fiesp 
 

Nos quadrinhos, nas telinhas, agora também nas telonas e em diversos outros espaços, a Turma da Mônica está na vida dos brasileiros há anos. No mês que completa 60 anos, a Mauricio de Sousa Produções (MSP) inaugura a exposição “Olá, Mauricio!”, no Centro Cultura Fiesp, reunindo obras que mostram parte das criações das centenas de personagens e anos de trabalho do desenhista Mauricio de Sousa.

A exposição destaca a história dos quase 500 personagens da MSP, base da criação de diversos produtos culturais, como os quadrinhos, reconhecidos no processo de alfabetização de milhares de brasileiros, além de apps, jogos, desenhos animados, filmes, animações e mais de 3.500 produtos licenciados. 

A história da MSP começou em 19 de julho de 1959, com a publicação de uma tira do Bidu e seu dono Franjinha no jornal Folha da Tarde, atual Folha de S. Paulo. A exposição dará espaço especial ao cenário dessa tira, além de muitos outros que serão representados de forma bem-humorada onde o público sentirá como se estivesse dando um passeio pelo Bairro do Limoeiro.

Entre as atrações, a mostra contará com ovo do Horácio, Livro dos Mortos da Turma do Penadinho interativo, esculturas para fotos (photo opportunity), cadernos da infância de Mauricio de Sousa e muitas outras surpresas, como obras inéditas. A coleção “História em Quadrões”, releituras de pinturas de artistas consagrados com os personagens da turminha serão algumas das novidades da exposição.

“São 60 anos de muito trabalho e constante realização de sonhos. Não só os nossos sonhos, mas de todos os fãs que nos acompanham. E tem muito mais para os próximos anos”, comenta o desenhista e criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa.  

Com curadoria de Jacqueline Mouradian, a exposição estará em cartaz de 17 de julho a 15 de dezembro, no Centro Cultural Fiesp, localizado na Avenida Paulista. A visitação é gratuita e poderá ser conferida de terça a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 20h. A mostra será acessível, os textos descritivos das obras também serão bilingues, nas línguas portuguesa e inglesa. 

Serviço – Exposição “Olá, Mauricio!”

Quando?: De 17 de julho a 15 de dezembro, de terça a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 20h.
Onde? : Centro Cultural Fiesp - Avenida Paulista, 1313 (próximo ao metrô Trianon)
Entrada Franca 

Sobre a Mauricio de Sousa Produções

A Mauricio de Sousa Produções é uma das maiores empresas de entretenimento do Brasil, responsável por uma das marcas mais admiradas do país, a Turma da Mônica. A MSP investe em inovação e produz conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia, alinhando educação, cultura e entretenimento. A empresa é signatária dos princípios de empoderamento das mulheres, plataforma da ONU Mulheres e Pacto Global. No licenciamento, trabalha com 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 4 mil itens. A presença da marca na plataforma Youtube já chegou a 10 bilhões, sendo a maior audiência para Mônica Toy, conteúdo desenvolvido exclusivamente para esta plataforma; além do engajamento e interações orgânicos com os fãs em mídias sociais. Na área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo e já passou dos 300 títulos, com venda de mais de um bilhão de revistas, responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros.
 

Comentários
Assista ao vídeo