Viver - Saúde

Tratamento de Feridas Crônicas com Ozonioterapia

17 de Julho de 2019

A Ozonioterapia é prática integrativa e complementar de baixo custo, segurança comprovada e reconhecida, que utiliza a aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio, por diversas vias de administração, com finalidade terapêutica, já utilizada em vários países como Itália, Alemanha, Espanha, Portugal, Rússia, Cuba, China, entre outros, há décadas.

Há algum tempo, o potencial terapêutico do ozônio ganhou muita atenção através da sua forte capacidade de induzir o estresse oxidativo controlado e moderado quando administrado em doses terapêuticas precisas. A molécula de ozônio é molécula biológica, presente na natureza e produzida pelo organismo sendo que o ozônio medicinal (sempre uma mistura de ozônio e oxigênio), nos seus diversos mecanismos de ação, representa um estimulo que contribui para a melhora de diversas doenças, uma vez que pode ajudar a recuperar de forma natural a capacidade funcional do organismo humano e animal.

 

Alguns setores de saúde adotam regularmente esta prática em seus protocolos de atendimento, como a odontologia, a neurologia e a oncologia, dentre outras.

A Ozonioterapia tópica pode se apresentar como alternativa para auxílio no tratamento de lesões e feridas complexas, a exemplo do pé em diabéticos, pois, além de seu poder antimicrobiano, estimula a formação de novos vasos na região afetada, aumentando a irrigação local, acelerando a formação de tecido de granulação e diminuindo o tempo de cicatrização, podendo, ainda, ser uma forma de induzir a adaptação ao estresse oxidativo.

Diferentes publicações e estudos demonstraram que a Ozonioterapia associada à terapia convencional favorece a cicatrização de lesões e feridas complexas, como é o caso por exemplo de úlcera em pé diabético, isso porque apresenta fortes propriedades antissépticas, causa oxigenação local de per se e, devido à neovascularização induzida, acelera a reparação tissular.

Ambulatório e Clínica especializada no tratamento de feridas e lesões complexas.

A Doutor Cuidados é também Centro de tratamento de feridas e lesões complexas, inclusive em regime de Assistência Domiciliar. Tem como finalidade o tratamento especializado da pessoa lesionada por feridas, crônicas ou agudas, e aqueles com indicação de Home Care.

Atuando de forma Assertiva na elaboração da conduta clínica a clínica busca a restauração da saúde do paciente, o resgate e manutenção da sua qualidade de vida e o bem-estar.

Para saber mais acesse: www.doutorcuidados.com

Comentários
Assista ao vídeo