Informes -

De zero à milhões: o empreendedor Shirleyson Kaisser ensina milhares de pessoas em suas palestras

16 de Julho de 2019

“Levei 10 anos para dar certo da noite pro dia”. É assim que Shirleyson Kaiser resume sua jornada empreendedora, que começou aos 17 anos. Após falir três vezes, ele deu a volta por cima em 2017 e hoje é o CEO do Grupo KPG (Kapsula, Kapsula Cosméticos, Konvert), que faturou R$ 250 milhões em 2018. 

Kaisser é um ponto fora da curva de sucesso da economia brasileira. Ele não chegou a completar o ensino fundamental e começou seu primeiro negócio sem nenhum real, com um computador comprado à prestação. Seu aprendizado veio totalmente dos erros e acertos da sua jornada que ele gosta de ressaltar  onde, autodidata, se dedicou a melhorar sua performance e transformar sua história pessoal e familiar. 

Shirleyson Kaisser 
 

A resiliência misturada a autocrítica e vontade de vencer fez com que o empreendedor conhecido como o mago da internet e do mercado de infoprodutos sentisse a necessidade de compartilhar seus aprendizados com as pessoas ao seu redor. Começou falando de suas experiências nas mídias sociais e em palestras em universidades até começar a receber convites de grandes eventos do setor como o Afiliados Brasil e o Hadoukim Experience; de instituições como o SEED – Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development, uma plataforma de fomento do ecossistema mineiro de inovação; e de empresas de diversos segmentos como a 2a Convenção Anual Encantar da Sniper Franquia realizada no último mês de março de 2019: “Eu apenas queria que as pessoas soubessem que elas podem transformar suas histórias se não dessem ouvido ao fracasso. Por isso, comecei a falar do que aprendi com a experiência, erros e acertos da minha jornada”, comenta Shirleyson. 

Em abril de 2019, o empreendedor resolveu realizar seu primeiro evento autoral, o Arkad Experience, em Belo Horizonte (MG). O evento, programado para receber 600 participantes, teve inscrições esgotadas em 15 dias e uma surpresa: uma fila de 117 pessoas na porta do hotel onde estava sendo realizado o evento à espera de uma vaga para acessarem o Arkad também. “Quando vi que havia pessoas vindas até do Tocantins para o evento e que estavam ali sem ingressos, pedi a equipe da organização para incluir as cem cadeiras faltantes e acomodar todos”, relembra Kaisser que recebeu participantes de todos os estados do país e até fora do Brasil, como Peru, Uruguai e Colômbia. “Foi emocionante e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade compartilhar conteúdo de relevância com aquele público. Ali entreguei o melhor de mim”, resume.

Kaisser é um jovem disruptivo que vem influenciando, positivamente, pessoas por onde passa. No último ano Kaisser já palestrou presencialmente para mais de 10 mil pessoas de todas as regiões do Brasil e até do exterior e viu suas redes sociais aumentarem exponencialmente o número de seguidores que passaram a ter acesso ao conteúdo que ele compartilha de forma on line: “eu sou muito verdadeiro e gosto de contar em detalhes o que sei e aprendi. Quero poder transformar a vida das pessoas oferecendo a elas as ferramentas certas”, reflete o empreendedor.

Com mais de 80 mil seguidores em sua conta no Instagram e 100 mil no YouTube, Shirleyson relembra o início da sua trajetória, aos 17 anos, quando saiu de Governador Valadares e foi para Paço Fundo (RS), onde teve seu primeiro (e único) emprego de carteira assinada. “Fui atuar como designer em uma gráfica. Fiquei lá 45 dias e saí”, relembra, explicando que com o acerto decidiu investir em seu primeiro empreendimento. “Queria atuar no ramo de internet. Com 540 reais dei entrada em um computador e comprei o restante de macarrão instantâneo para sobreviver. Busquei nos Estados Unidos uma maneira de rentabilizar sites Warez (downloads) e montei uma empresa que fornecia campanhas para celular. Em seguida, lancei os protetores de links, que foi febre no Brasil por dois anos seguidos e ajudou muitas pessoas a levantarem grandes fortunas com a internet. ”

O empreendedor relembra que o resultado deste primeiro negócio foi impressionante para um rapaz de 17 anos. “Ganhar o que ganhei na época era algo simplesmente indescritível, pena que com essa idade não possuía maturidade suficiente para administrar melhor a empresa e o seu resultado e ela acabou fechando por má administração. ”

Tempos depois, o empresário se mudou para Campinas e montou um negócio que fornecia produtos pra empresas de compra coletiva. Na época, essas empresas comercializavam apenas serviços e Kaiser convenceu algumas dessas plataformas a trabalhar também com produtos. “Esse foi meu segundo negócio, nós ficaríamos responsáveis pela importação e venda desses produtos físicos, com grandes ofertas”, conta. O negócio faturou milhões de reais, mas após desacordo com os sócios, novamente perdeu tudo e teve que recomeçar do zero.

“Depois de algum tempo me mudei para a Fortaleza foi quando um amigo disse uma frase que mexeu bastante comigo, ‘depois de afundar três navios, parei de culpar o mar’. Foi aí que percebi que precisava aprender sobre gestão. Eu só tinha sétima série, então fui aprender na prática. Assim, aceitei um emprego de programador em uma multinacional. Minha dedicação fez com que, em menos de seis meses, me tornasse diretor. Fui convidado pelo CEO para implantar uma nova unidade da empresa no México”, conta Kaiser. Segundo ele, atuar como funcionário em uma grande empresa trouxe conhecimento sobre processos, gestão e governança. 

Depois de vivenciar essa experiência como colaborador em uma grande instituição, Kaiser percebeu que era hora de retornar para sua terra e se dedicar à sua vocação, empreender. “Meu objetivo sempre foi fazer a diferença, transformar a vida das pessoas, ensinar a crescerem, contribuir com o crescimento com minhas principais motivações. E eu queria que fosse em minha cidade”. Assim surgiu o Grupo Kaiser, uma fábrica de negócios, que cria, testa e vende e que nasceu com o objetivo de levar qualidade de vida, saúde e beleza aos clientes por meio da internet.

Foi então que, em 2016, Shirleyson criou a Kapsula, empresa do mercado de nutracêuticos, provedora de suplementos encapsulados de compostos naturais. Sediada em Governador Valadares e com um laboratório no Espírito Santo, ela detém mais de 300 registros na Anvisa, além de toda a infraestrutura de suporte de vendas, call center e logística. “Era necessária a criação de uma empresa que cuidasse de todos os processos para que empreendedores digitais pudessem trabalhar com produtos físicos, sem ter a necessidade de investir milhares de reais em infraestrutura, ou em um investimento gigantesco em pedidos iniciais, sem a certeza de que o negócio dará certo ou não”, explica. 

A visão disruptiva de Kaisser transformou o negócio numa referência no mercado digital e revolucionou sua empresa: em 2018, no 2º ano de funcionamento da marca, já tinha mais de 1 milhão de clientes ativos no Brasil, faturamento de R$ 250 milhões de reais e geração de mais de 1500 empregos entre diretos e indiretos. A Kapsula é pioneira no mercado full ecommerce no Brasil. Tantos resultados promissores inspiraram Shirleyson Kaisser a fundar mais duas empresas: a Kapsulas Cosméticos e a Konvert de conversão de boletos. Os três negócios formam, atualmente, o Grupo KPG.

Comentários
Assista ao vídeo