Colaboradores - Lica Gimenes

Inverno: dicas de como cuidar da pele nos dias de temperaturas baixas

15 de Julho de 2019

O tempo frio, o vento e a baixa umidade do ar que chegam com o inverno pedem cuidados especiais com a saúde. A variação térmica apresentada ao longo do dia na estação mais gelada do ano contribui para a baixa da imunidade, deixando o organismo mais suscetível a gripes, resfriados, bem como favorece o ressecamento da pele e dos cabelos, o aumento de apetite e até mesmo a desidratação.

Diversos fatores são responsáveis para que a pele fique mais seca. Durante o inverno, a umidade do ar fica menor e as temperaturas mais baixas levam à diminuição na transpiração corporal. “Os cuidados com a pele começam com a temperatura do banho. É importante evitar banhos quentes e muito demorados, bem como usar moderadamente sabonete e buchas para não remover o manto lipídico da pele. Utilizar hidratante próprio para essa época do ano é importante para garantir uma melhor absorção da pele. Não esquecer do filtro solar, fundamental em todas as estações do ano principalmente para prevenir o foto envelhecimento”, alerta a farmacêutica Priscila Francine da Silva da Multifórmulas.

Priscila Francine da Silva

Para evitar tais sintomas, a farmacêutica sugere algumas ações fundamentais, como fazer hidratações profundas bebendo no mínimo dois litros de água por dia, praticar exercícios físicos, manter uma alimentação saudável, rica em vitaminas e antioxidantes que podem trazer benefícios em longo prazo. “Use e abuse dos chás, eles são grandes aliados no combate ao inchaço, pois além de aumentar o consumo de água, promovem o aumento do volume e do fluxo urinário e a eliminação de sódio”, explica.

O ar frio também afeta o muco gerado pelo nariz, nossa primeira linha de defesa, fazendo com que o nosso corpo fique mais vulnerável aos invasores. Algumas dicas também podem ajudar para fortalecer o sistema imunológico. “É muito importante consumir frutas cítricas ricas em vitamina C, vegetais verdes e escuros ricos em ácido fólico, alimentos ricos em zinco como carnes, castanhas e cereais, oleaginosas, tomate que é rico em licopeno, além de fontes de ômega 3. Tudo isso pode ser consumido na alimentação ou com multivitamínicos”, destaca Priscila.

A rede de farmácias de manipulação Multifórmulas, por exemplo, oferece uma linha completa de cuidados para o inverno, com produtos especiais para corpo, rosto, para aumentar a imunidade de adultos e crianças, além de uma linha gourmet de produtos como cappuccinos, chás e chocolates especiais.

Comentários
Assista ao vídeo