Colunistas - Bem Estar e Saúde

São João Fit: coach nutricional ensina receitas saborosas, saudáveis e que previnem doenças

27 de Junho de 2019

l Gabi Lodewijks, criou três versões saudáveis e nutritivas, sem abrir mão do sabor, de tradicionais receitas de festa junina, com ingredientes menos calóricos e amigos da dieta e da sua saúde.

Uma das épocas mais saborosas do ano está chegando: pé de moleque, arroz doce, cachorro-quente, quentão... a lista de comidas típicas de festa junina e do São João é longa, mas também é grande a concentração de açúcares e carboidratos presente nesses alimentos que tornam as iguarias destas festividades inimigas da dieta. 

Para ajudar você a desfrutar das deliciosas comidas sem peso na consciência e na balança, a coach nutricional Gabi Lodewijks, criou três versões saudáveis e nutritivas, sem abrir mão do sabor, de tradicionais receitas de festa junina, com ingredientes menos calóricos e amigos da dieta e da sua saúde.

Foto: Luciana Benaduce Figueredo

Cada um dos três pratos apresentados traz além de sabor e poucas calorias muitos benefícios para a saúde: “com a substituição dos ingredientes obtém-se não apenas uma redução de calorias e açúcares totais, mas um ganho em benefícios como diminuir o risco de doença cardíaca, prevenção do Alzheimer e até mesmo do diabetes”, conta Gabi.

Confira as receitas saudável de Gabi Lodewijks para um São João fit e saboroso:

 

Pipoca com tomilho e cúrcumaIngredientes

2 colheres de sopa de óleo de coco 
1 ramo de tomilho fresco
1 xícara de chá de milho para pipoca
Cúrcuma em pó
Pimenta do reino a gosto
Sal do Himalaia a gosto

Modo de Preparo

Em uma panela, coloque o óleo e o ramo de tomilho. Deixe refogar, por aproximadamente, 40 segundos. Acrescente o milho de  pipoca. Mexa a panela tampada em sentido circular para os grãos não queimarem ou faça na pipoqueira.Deixe no fogo até estourar todo o milho. Depois de pronto, tempere com a cúrcuma, a pimenta e o sal.

Benefícios para a sua saúde

A cúrcuma é um ótimo anti-oxidante e anti-inflamatório, pode ajudar a diminuir o risco de doença cardíaca, ajuda a prevenir e até tratar o câncer e também seu consumo é muito indicado para o tratamento e prevenção do Alzheimer.

Arroz doce  integral

1L de leite de côco ou de amêndoas 
1 pau de canela
1 xícara de açúcar de côco
1 xícara de arroz integral.

Modo de Preparo

Cozinhe o leite de côco junto com a canela e o açúcar até levantar fervura e adicione o arroz. Baixe o fogo e mexa de vez em quando ate secar e ver que o arroz já está macio.  Para que fique bem cremoso é importante deixar o fogo baixo. Sirva e polvilhe canela.

Benefícios para a sua saúde

O arroz integral por não ser descascado nem refinado é mais rico em fibras e vitaminas.

O leite de coco tem  função  antifúngica e antiviral e o  leite de amêndoas  indicado  para quem quer emagrecer, ou esta simplesmente controlando o peso e também indicado para pessoas que  tem problemas de gastrite, é rico em zinco, cálcio, magnésio, ferro e potássio e tem o poder de aumentar o HDL e diminuir o LDL (colesterol bom e ruim, respectivamente).

Gosto muito do açúcar de coco  que é considerado um dos melhores substitutos para o açúcar tradicional de cana. Ele é cheio de nutrientes e  contem diversas vitaminas, como as  do complexo B (B1, B2, B3 e B6), rico em vários minerais como o potássio, o zinco, o ferro e o magnésio, alem de ter um baixo indico glicêmico.

Tapioca com goiabada e queijo

Ingredientes

2 colhe de goma de tapioca
Goiabada
Queijo branco

Modo de Preparo

Fazer a tapioca na frigideira anti-aderente e quando estiver pronta rechear com queijo e goiabada. Ótima combinação

Benefícios para a sua saúde

Tapioca não contem glúten e se combinada com uma proteína no recheio ajuda a  equilibrar o índice glicêmico, sendo ótima opção para quem quer emagrecer. Pode incluir algum tipo de fibra no preparo  como chia ou inhaca, o que ajuda na saciedade e reduz o índice glicêmico. Gorduras boas também são ótimas opções, como abacate, castanhas trituradas, óleo de coco, azeite. A goiabada da um toque e sabor especial. Fica uma delícia.

Fotos: Luciana Benaduce Figueredo

Comentários
Assista ao vídeo