Colaboradores - Patrícia Fernandes

ABA: Análise do Comportamento Aplicado

19 de Junho de 2019

Muitos definem a aplicação de ABA para criança autista como “aprendizagem se erro”.

Basicamente, o ABA trabalha no reforço dos comportamentos positivos.

A academia nacional de ciências dos EUA, por exemplo, conclui que o maior nº de estudos bem documentados se utilizou de métodos comportamentais.

Além disso, a Associação para Ciência do Tratamento do Autismo dos Estados Unidos, afirma que a terapia ABA é o único tratamento que possui evidência científica suficiente para ser considerado eficaz no auxilio de tratamento do aspectro autista (TEA)

O que é “Aprendizagem sem erros?” O aprendizado sem erros envolve o alerta precoce e imediato do alvo, de modo que a resposta do aluno esteja correta.

Essas instruções imediatas garantem o sucesso.

Uma vez que o aluno esteja familiarizado com o comportamento algo, a solicitação é sistematicamente diminuída até que o aluno seja capaz de responder corretamente por conta própria.

A metodologia ABA consiste em modificar comportamentos inadequados, substituindo-se por outros funcionais. O foco da mudança baseia-se, principalmente, nos comportamentos sociais, verbal e na extinção da birra.

Uma variedade de procedimentos comportamentais é usada para fortalecer habilidades existentes e modelar aquelas ainda não desenvolvidas.

Isso envolve criar oportunidades para que a criança possa aprender e praticar habilidades por meio de incentivos ou reforços positivos, ou seja, premiá-la e elogiá-la a cada comportamento realizado de forma adequada.

Diferentes estudos mostraram que cerca de 70% das crianças do Transtorno do Espectro Autista que passaram pela Terapia ABA de modo intensivo, conseguiram atingir uma melhora considerável, chegando muitas vezes a ter seu diagnóstico médico revisto.

O plano de saúde cobre o tratamento?  SIM

Mesmo não contando expressamente no Rol de Procedimento da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, a operadora de saúde não pode restringir o tratamento de paciente quanto há indicação médica expressa.

O plano de saúde se recusou a cobrir o tratamento sobre o argumento de que não está previsto no rol da ANS, o que fazer?

A Ausência de previsão de determinada modalidade de tratamento no rol da ANS não é causa impeditiva para cobertura por plano de saúde, já o médico é o responsável pela prescrição da melhor e mais atualizada terapêutica para o paciente. Caso o plano de saúde venha a negar sua terapia, consulte um advogado ele vai saber orienta-lo sobre seus direitos.

O Paciente tem direito ao tratamento mesmo com a negativa do Plano de Saúde? SIM

Mesmo que o plano de saúde negue o tratamento o paciente tem direito, terá que apenas entrar com uma ação judicial para fazer valer seus direito.

Quanto tempo demora para conseguir o tratamento mediante Ação Judicial?

Nesse tipo de ação entramos com um pedido de tutela de urgência, para que o seja analisado o mais breve possível.

Esse pedido é avaliado pelo juiz logo nos primeiros dias após o ajuizamento da ação e, sendo reconhecido a urgência e a demonstração convincente do direito ao tratamento, o juiz determina que a operadora de saúde disponibilize, imediatamente, a cobertura para o tratamento pleiteado.

A ação judicial seguirá as demais etapas processuais após o deferimento da liminar, mas o principal objetivo da ação, que é o inicio do tratamento, estará assegurado desde o deferimento da liminar.

Para maiores esclarecimentos procure sempre um advogado capacitado a atende-lo e dar melhores esclarecimentos.

Comentários
Assista ao vídeo