Colaboradores - Tânia Voss

Festival de Música: 480 adolescentes da Fundação CASA

11 de Junho de 2019

Adolescentes homenageiam a representatividade da mulher nas apresentações que começam na semana do Dia dos Namorados; evento acontece no Sesc Santo Amaro e terá participação especial da cantora Leci Brandão

Cerca de 480 adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação em 55 centros da Fundação CASA se apresentam entre os dias 11 e 13 e 18 e 19 de junho no Festival de Música da Fundação CASA, o MusiCASA, no Sesc Santo Amaro, na capital paulista. O tema da edição 2019 é “Mulheres na Música”, uma homenagem a grandes cantoras e compositoras brasileiras.

Eliel Nascimento/  Fundação Casa
 

No dia 12 de junho, quando se comemora o Dia dos Namorados, a cantora e compositora Lei Brandão fará uma participação especial no MusiCASA. “É uma excelente iniciativa promover o MusiCASA. Tenho plena certeza que, através da música, podemos mudar a realidade e transformar o mundo”, afirma Leci, que também é deputada estadual em São Paulo e madrinha dos Polos do Projeto Guri na Fundação. As exibições acontecem sempre às 13h.

Foto: Eliel Nascimento/  Fundação Casa
 

Os jovens participantes, de ambos os sexos, estão internados em centros socioeducativos das cidades de São Paulo, Arujá, Osasco, Franco da Rocha, São Bernardo do Campo, Santo André, Diadema, Itaquaquecetuba, Guarulhos, Atibaia, Bragança Paulista, Sorocaba, Campinas, Mogi Mirim, Jacareí, Mongaguá, Peruíbe, Itanhaém, São Vicente, Santos, Guarujá, Praia Grande, Taubaté, São José dos Campos e Lorena.

Como explica o gerente de Arte e Cultura da Fundação CASA, Wellington do Carmo Medeiros de Araújo, o objetivo deste ano é ressaltar a representatividade da mulher. “Acompanhamos atualmente um processo crescente de valorização do feminino. Por isso, achamos interessante dedicar essa edição inteiramente a elas”, diz.

Os estilos e ritmos musicais são livres e os jovens poderão escolher entre fazer releituras, intepretações de composições conhecidas e até apresentar canções próprias feitas por eles com o apoio dos funcionários e professores das organizações sociais parceiras nas oficinas de música da Fundação.

Outra novidade dessa edição do festival é proporcionar um envolvimento e integração maior entre todos. “Sugerimos aos centros que envolvessem seus alunos e alunas na criação dos Mapas de Palco, pois incentiva o pensamento do festival como todo, estética e conteúdo”, acrescenta Araújo.

Eliel Nascimento/  Fundação Casa
 

O MusiCASA é um festival de música itinerante. A abertura da edição 2019 aconteceu na cidade de Botucatu, no dia 28 de maio. Haverá apresentações no Sesc Araraquara (25/06) e no Sesc São José do Rio Preto (27/06). No total, são cerca de 760 jovens participantes na edição deste ano.

O evento é uma vitrine para mostrar os aprendizados dos adolescentes nas oficinas de arte e cultura que acontecem duas vezes por semana nos centros de atendimento socioeducativo. As oficinas são executadas por educadores de organizações sociais parceiras.

O MusiCASA é promovido pela Gerência de Arte e Cultura (GAC) da Fundação CASA. O objetivo é estimular a criatividade na linguagem musical e promover a interação e troca de experiências entre adolescentes de diferentes centros socioeducativos. Além dos jovens, funcionários e educadores de organizações sociais também estarão no palco ao lado de seus alunos tocando, cantando e dançando.

As organizações sociais parceiras da Fundação CASA que participam do evento são: Projeto Guri; Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC); Centro de Educação e Assessoria Popular (CEDAP); Grupo de Amparo ao Doente de Aids (GADA); e Ação Educativa.

Comentários
Assista ao vídeo