Cultura - Educação

Unaerp participa da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

6 de Junho de 2019

Entre os dias 9 e 16 de junho, a Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto) estará presente na 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, com oficinas, salas de aula abertas, salão de ideias e um concerto meditativo. As atividades, organizadas pelos coordenadores e docentes dos cursos, foram norteadas pelo tema da Feira deste ano "Entre uma História e Outra, uma Nova História. Um Mundo Melhor para Todos – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável".

Além das ações culturais, a Unaerp promove também a premiação do IX Concurso Nacional de Projetos Escolares de Incentivo à leitura – Professor Electro Bonini, no dia 11 de junho, às 14h30, na Biblioteca Padre Euclides. Voltado para professores das séries finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), das redes pública e particular de ensino de todo o país, o Concurso tem o objetivo geral de incentivar e divulgar o trabalho de formação de leitores jovens, desenvolvido por professores em ambiente escolar.

Como nos anos anteriores, a Rádio Unaerp vai transmitir ao vivo, do estúdio montado no estande da Universidade, reportagens e entrevistas sobre os principais acontecimentos do evento. A Rádio Unaerp será a responsável por gerar toda a programação de som ambiente da Feira do Livro. Da mesma forma, a TV Unaerp gravará boletins informativos e promoverá ações e mobilizações durante todo o evento. As atividades serão desenvolvidas por alunos e professores do curso de Jornalismo.

"Desenvolvemos, junto aos nossos coordenadores de cursos, uma programação focada na valorização da cultura e educação, como agentes transformadores de uma sociedade. Com isso, todas as atividades da Universidade, na Feira, propõem o total envolvimento dos visitantes", afirma professora Sonia Maria Camargo dos Santos, coordenadora de graduação e pós-graduação (lato sensu) da Diretoria de Ensino Pesquisa e Extensão – DEPE.

Confira a programação completa da Unaerp na Feira do Livro 2019:

Oficinas

Oficina | Música e Habilidades para vida: uma estratégia na promoção da saúde – Profa. Érika de Andrade Silva

Data: 10 de junho – 14h

Local: Centro Cultural Palace – Auditório 1º Andar

Oficina psicomotricidade e educação musical – Profª Jaqueline Franco

Data: 14 de junho – 9h30

Local: Centro Cultural Palace – Auditório do 1º andar

Práticas musicais para a educação das relações étnico-raciais - Prof.ª Delete Muller

Data: 15 de junho – 14 horas

Local: Centro Cultural Palace – Auditório do 1º andar

Salas de aula abertas

A contribuição da preservação do patrimônio arquitetônico e cultural na construção de uma cidade sustentável – Prof. Marcelo Carlucci

Data: 9 de junho – 9 horas

Local: Centro Cultural Palace – Auditório do 1º andar

Processo de criação e fotografia dentro dos projetos ODS – Professores Wagner Santos e Cesar Mulati

Data: 10 de junho – 9 horas

Local: Centro Cultural Palace – Auditório do 1º andar

A função da vegetação urbana no desenvolvimento de cidades mais sustentáveis – Profª Marcela Cury Petenusci

Data: 10 de junho – 16 horas

Local: Centro Cultural Palace – Auditório do 1º andar

Energia Fotovoltaica - Prof. Edson Salerno

Data: 13 de junho – 14 horas

Local: Centro Cultural Palace – Auditório do 1º andar

Desafios na saúde e na educação para a redução das desigualdades – com Profa. Dionéia Motta Monte Serrat (haverá participação especial de alunos do 1º ano do Curso de Direito)

Data: 14 de junho – 14h

Local: Centro Cultural Palace – Auditório 1º Andar

Salão de Ideias

Música, saúde e bem-estar - Profª Érika de Andrade Silva

Data: 13 de junho – 18 horas

Local: Centro Cultural Palace – Auditório do 1º andar

Educação Emocional: Consciência e Corporeidade – Prof. Nando Araújo

Data: 14/06 – 19h

Local: Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paula da Silva

Concerto Meditativo | Harpa Céltica

Nando Araújo

Data: 15 de junho – 19 horas

Local: Centro Cultural Palace – Auditório Pedro Paulo da Silva

Programação Permanente

DOADORES DE VOZ

Local: Praça XV (Praça do Monumento)

Projeto criado pela Unaerp em 1998 com o objetivo de gravar livros para deficientes visuais, possibilitando, especialmente a crianças e a jovens, o acesso a obras literárias recentes.

EXPOSIÇÃO UNAERP | Instrumentos Musicais

Local: Praça XV (Praça do Monumento)

Os alunos da graduação do curso de Música da Unaerp apresentam oficinas e exposição de instrumentos musicais construídos com materiais recicláveis ou descartáveis.

EXPOSIÇÃO UNAERP | Projeto Sustentabilidade

Local: Praça XV (Praça do Monumento)

Por meio de 12 painéis, desenvolvidos pelos cursos de Publicidade e Propaganda e Arquitetura e Urbanismo da Unaerp, os visitantes são convidados a interagir e construir uma nova história de sustentabilidade dentro dos temas conscientização, reuso/reciclo, arborização, animais em seu habitat, hortas urbanas e transporte.

INSTALAÇÃO UNAERP | Barco Viking

Local: Praça XV (Praça do Monumento)

Um grande cesto de coleta de lixo reciclável, na forma de um barco viking, um dos símbolos da cultura sueca, propõe uma reflexão sobre o conceito de sustentabilidade e atitudes sustentáveis.

RÁDIO UNAERP

Local: Praça XV (Praça do Monumento)

Direto de seu estúdio instalado na Praça XV, a Rádio Unaerp transmite ao vivo e gera o som ambiente da Feira do Livro.

TV UNAERP | Cobertura Jornalística

A equipe da TV Unaerp e alunos do Curso de Jornalismo gravam boletins informativos durante o evento. As produções contam com orientação da professora Flávia Martelli e serão veiculadas pelo canal 10 da NET (Canal Universitário de Ribeirão Preto) e através das redes sociais.

19ª Feira Nacional do Livro

A 19ª Feira Nacional do Livro acontece entre os dias 9 a 16 de junho de 2019, em Ribeirão Preto (SP). Trata-se de uma das maiores programações culturais do país e neste ano traz o tema "Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável" que embasa a tônica de todos salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, exposição de filmes, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, entre outras atividades. São planejadas mais de 330 atrações culturais totalmente gratuitas com nomes referências nas esferas literária, educacional e cultural. A programação completa pode ser acessada no site da Fundação:

fundacaodolivroeleiturarp.files.wordpress.com/2019/05/19_fnlrp_revista_final.pdf .

Homenageados

Como em todos os anos, a Feira Nacional do Livro fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão; o autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Andrade de Abreu e a professora homenageada, Amini Boainain Hauy. O patrono desta edição é o empresário Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.

Lista completa de locais da Feira e endereços
ACIRP
Rua Visconde de Inhaúma, 489 – Centro

Biblioteca Padre Euclides
Rua Visconde de Inhaúma, 490, 1º andar, Centro

Centro Cultural Palace
Rua Álvares Cabral, 322 – Centro

Coreto Praça XV
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Espaço Sustent'arte
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Esplanada do Theatro Pedro II
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Estande da Fundação do Livro e Leitura
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Gabinete de Curiosidades e Habilidades (Sesc)
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro (Esplanada Theatro Pedro II)

Praça Carlos Gomes
Centro

Praça XV de Novembro
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Sesi Castelo Branco
Rua Dom Luís do Amaral Mousinho, 3465 – Jardim Castelo Branco

Sincovarp (Auditório )
Rua Lafaiete, 394 – Centro

Teatro Marista
Rua Comandante Marcondes Salgado, 1280 – Centro

Teatro Municipal
Praça Alto do São Bento, s/n – Jardim Mosteiro

Tenda Sesc
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Theatro Pedro II
Rua Álvares Cabral, 370 – Centro

Realização
O Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal, Alta Mogiana, GasBrasiliano, Tanger e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com Patrocínio Ouro: Alta Mogiana - Açúcar, Etanol e Energia; GasBrasiliano e Tanger. Patrocínio Prata: Ambient, Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Passalacqua, Grupo São Francisco e Savegnago Supermercado. Patrocínio Bronze: Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, RibeirãoShopping e Riberdoces. Patrocínio: ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Madeiranit e Grupo Via Brasil. Instituição Cultural Parceira: SESC - Serviço Social do Comércio. Parceria Cultural Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Colorado John Deere, Imma Escola de Design, Santa Helena, Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Sesi – Serviço Social da Indústria, Grupo Thathi de Comunicação. Apoio Cultural: Consulado Geral da Suécia em São Paulo, Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Ecofalante, Superintendência de Gestão Ambiental, Heurys Tecnologia, IEA – Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo, Shopping Iguatemi – Ribeirão Preto, Monreale Hotel Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Protécnica – Proteção Individual Técnica, Rodonaves, Usina São Martinho, Unaerp – Universidade de Ribeirão Preto, Verbo Nostro Comunicação Planejada, Sistema Clube de Comunicação, EPTV, Rádio CBN, Record TV e SBT. Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal de Turismo, Teatro Municipal de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto - Convention & Visitors Bureau, Brasil Convention & Visitors Bureau, Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp - Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Macboot, Grupo Utam, ALMA – Academia Livre de Música e Artes, IPCCIC – Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, Instituto Ribeirão 2030, Recicla Bytes, Tonin Superatacado, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar. Realização Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Prefeitura Municipal, Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, Brasil – Governo Federal.

Sobre a Fundação do Livro e Leitura

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior Feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividades permanente durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Comentários
Assista ao vídeo