Colunistas - Bem Estar e Saúde

Empreendedor e psicólogo mineiro afirma que todas as pessoas podem se tornar empreendedoras

30 de Maio de 2019

Muito se fala sobre empreendedorismo, principalmente em tempos de crise econômica. Mais do que apenas falar sobre empreendedorismo, entender um pouco como é isso na prática e quais caminhos tomar para se tornar um empreendedor pode elucidar dúvidas e incentivar uma nova geração de pessoas que irão gerar as oportunidades e fazerem a diferença no amanhã.

Mas será que todos podem ser empreendedores? O psicólogo e empreendedor mineiro Teuler Reis tem um ponto de vista sobre a questão com base em estudos e vivência: "uma questão inicial que surge nos debates sobre empreendedorismo é se as pessoas nascem empreendedoras ou se elas se tornam empreendedoras. Acredito hoje que as pessoas se tornam empreendedoras. Existem sim características que são encontradas no empreendedor de sucesso que não necessariamente nasceram com elas, mas  podem ser desenvolvidas. Enquanto Rousseau fala que o homem nasce com uma única virtude, a piedade, eu costumo brincar que ele pode se revirar no túmulo mas não concordo com ele. Nós aprendemos todas as virtudes, tolerância, prudência, justiça, honestidade, todas podem ser aprendidas assim como muitas características empreendedoras. As virtudes são frutos da criação. Se você não ensina o seu filho a ser honesto não adianta, ele dificilmente terá a honestidade como valor, e isto vale também para o empreendedorismo”.

Além de psicólogo, psicanalista, co-autor de livros didáticos e professor, Teuler foi um palestrante de sucesso por muitos anos, até que aos 50 decidiu parar de fazer palestras e dedicar-se à psicologia e ao seu projeto de vida, Casa do Teuler, na Lapinha da Serra, interior de Minas Gerais. A partir disso,  pôde aplicar toda a teoria de empreendedorismo que ensinava nos livros e na sala de aula, colocou tudo em prática: "esse desafio começou dentro de mim. Quando veio a proposta de fazer a coleção de empreendedorismo e ética eu já tinha comprado o terreno da Lapinha e de posse daquele conhecimento do empreendedorismo, onde dizemos ter projetos a curto, médio e longo prazo, eu falei comigo mesmo que eu iria na contramão do mundo e do hedonismo, das pessoas que querem tudo pra amanhã, e fiz um projeto de 10 anos. Eu passei 5 anos comprando terrenos, desenhando, fazendo maquete e sonhava, pois sonhar é o componente principal do empreendedor, e depois mais 5 anos construindo a casa principal, a Casa do Teuler. O meu sonho era aquilo ali, eu acreditei e vivi".

Teuler revela que a ética e o liderar pelo exemplo sempre foram características importantes no que tange ao empreendedorismo, e sempre procurou passar isso aos seus alunos enquanto lecionava a disciplina: ”eu conheci a Lapinha há 22 anos e me apaixonei pelo lugar, sonhando um dia me estabelecer ali. Nessa época eu era psicólogo do Pitágoras e ganhava pouco, então teoricamente eu não teria como realizar meu sonho. Aconteceu que eu fui convidado a fundar uma disciplina chamada 'Relações Humanas e Ética’ que foi um grande desafio, porque ainda não existia nada com esse tema. Eu poderia ter largado tudo e ter tocado minha vida mas eu encarei esse desafio e comecei a me policiar com várias coisas. Todas as virtudes que eu procurava ensinar aos alunos eu precisava primeiro acreditar que aquilo era possível mudar em mim, partir do pressuposto de ser a minha própria vida um exemplo. Como eu falaria de pontualidade se eu chegasse atrasado em sala de aula, e como eu falaria de respeito, que vem do latim respectus, particípio passado de respicere, olhar para dentro? Então Eu levo a questão da ética aliada ao empreendedorismo a sério e procuro ser uma pessoa virtuosa, ter um cuidado não apenas com as pessoas, mas com a natureza, com os animais. Todos que visitam a Casa do Teuler comentam e presenciam isso”. 

Deste modo, Teuler elenca quais são as características que alguém que deseja se tornar um empreendedor precisa buscar desenvolver tomando como exemplo David McLane: "o empreendedor tem que ter auto-confiança, formar rede de contatos, ir em busca de oportunidades, ser persistente, assumir riscos calculados, buscar informação, definir objetivos, ter forte compromisso com o trabalho assumido, exigir qualidade, eficiência e planejar e monitorar suas ações. Quando eu olho o meu passado e minha história eu vejo que eu vivi isso. Enquanto eu comprava os terrenos e meu dinheiro ia quase todo pra isso, alguns achavam ser uma obsessão, diziam que eu estava obcecado,  sabia que simplesmente estava focado e que tinha certeza de onde eu queria chegar. Sempre tive a questão do risco calculado, fazia devagar e até dentro de uma certa pressão, mas nunca um passo maior do que as minhas pernas.  Monitorava e planejava tudo, ia para Lapinha nas férias de dezembro e julho e trabalhava nesse projeto. Isso é a questão da persistência, eu sou muito persistente e isso é também característica do empreendedor”.  

O segredo do sucesso na opinião do psicólogo e empreendedor não são resultados instantâneos, mas conseguir cumprir todas as etapas do planejamento, fazer planos com metas atingíveis, ser paciente e ter resiliência: "o Tempo é aliado e não inimigo. Quando eu penso na Lapinha hoje eu vejo que no passado eu segui esses passos com convicção, de me construir como empreendedor. Tudo foi construído com muita luta, dedicação, auto-confiança. Eu tenho pra mim que realmente o empreendedorismo foi fundamental para eu chegar até aqui hoje".

Fotos: Reprodução / MF Press Global

Comentários
Assista ao vídeo