Colunistas - Bem Estar e Saúde

Rodolfo Santos revela a diferença de um fotógrafo profissional para um amador

30 de Maio de 2019

Rodolfo Santos / MF Press Global

Em uma época em que o país enfrenta uma crise econômica, o mercado de trabalho para fotografia é bastante promissor e cheio de possibilidades. Mas seguir carreira na área de fotografia pode exigir mais do que um olhar atento e dominar o uso de aplicativos.

O fotógrafo Rodolfo Santos é um dos mais conceituados profissionais na área no Brasil e revela que o mercado embora esteja mais competitivo, com a entrada de novos fotógrafos, segue aquecido: “Eu realizo muitos workshops e faço cursos de capacitação para novos fotógrafos, muitos tem se interessado em entrar no mercado e vejo isso como algo positivo. Ao passo em que entram novos fotógrafos, o que aumenta a competitividade do mercado, também existem muitos casamentos e eventos que precisam desta mão de obra, logo há espaço para todos. No entanto o que fará a diferença não é apenas o resultado final, que é a fotografia, mas todo um processo, desde o pré venda até o pós venda, a agilidade e a qualidade. Tem pessoas que demoram muito para entregar uma fotografia e isso não é bom para o cliente. O diferencial vai muito além de ter equipamentos topo de linha e saber usar aplicativos como o Lightroom, Photoshop ou aplicar filtros”.

MF Press Global / Pixabay

Para o fotógrafo, embora haja muita oportunidade no mercado de fotografia, outro diferencial é a constante atualização e a forma como se lida com o cliente: "o que diferencia nesta profissão é não parar, é continuar estudando. Não é apenas a diferença em relação a fotografia, mas a tua posição como fotógrafo. Saber como se portar durante o evento, como lidar com o cliente, bom atendimento. Esse mercado depende de indicação então a lida com o cliente é fundamental. O fotógrafo precisa ser um psicólogo, ouvir os noivos, entender os detalhes para atender às expectativas do casal, além disso é importante entender de administração e se capacitar nessa área. Não apenas ser um fotografo excelente mas um gestor excelente e fazer um acompanhamento com o cliente antes, durante e depois do serviço executado”.

Especializado em casamentos e com trabalhos internacionais premiados, Rodolfo Santos conta que a profissão de fotógrafo permite atuar em nichos muito diferenciados, o que exige especialização: "o fotografo pode atuar em casamento, newborn, registrar paisagens e uma série de ramificações. Cada um tem o seu nicho e deve se encontrar neste, o que exige especialização. A responsabilidade e a direção do fotografo no entanto difere em cada trabalho, para que aquelas fotos contem uma história que toque as pessoas. Hoje o fotógrafo é um diretor para passar à finalização”.

Rodolfo Santos / MF Press Global

Comentários
Assista ao vídeo