Colaboradores - Tânia Voss

Entrevista exclusiva com Cris Narchi

29 de Maio de 2019

Por Tânia Voss

 A veia artística da cantora falou mais alto e Cris Narchi possui hoje idêntidade e referência musical. Estilo eclético e com uma doce e afinada voz se destaca nesse mundo de intérpretes.

Uma jovem e promissora tenista deu a volta por cima e se tornou uma cantora com incrível potencial. 

O futuro de Cris Narchi parecia estar direcionado a muito sucesso no esporte. Desde os 8 anos de idade, ela se destacou como tenista, e
chegou a ocupar o primeiro lugar no ranking brasileiro nas categorias de 10, 12 e 14 anos. No entanto, duas contusões a obrigaram a abandonar uma carreira que era o grande objetivo de sua vida.

Dificilmente uma artista conseguirá ir longe sem o apoio de profissionais experientes e talentosos, e Cris conta com duas presenças importantes do mundo musical a seu lado. São eles o produtor Luiz Carlos Maluly, que trabalhou com nomes do porte de RPM, Metrô, Paula Fernandes,Bruno & Marrone e inúmeros outros, e o músico e arranjador Marcos “Caixote” Pontes, que atuou com Zezé di Camargo & Luciano, Fafá de Belém , e muitos outros.

Após shows em lugares badalados como o Sesc Ipiranga (SP), nos quais mostrou seu talento em um repertório com clássicos de
Gonzaguinha, Renato Russo, Cazuza, Beatles e Guilherme Arantes, Cris Narchi nos oferece o seu primeiro single, “Quando o Amor
Dominar Toda a Terra”, de autoria de Michael Sullivan e Carlos Colla (compositores já gravados por Roberto Carlos, Gal Costa e outros
astros), que será lançado em breve nas principais plataformas digitais, com direito a videoclipe.

A balada intensa e contagiante traz em sua letra uma mensagem muito forte e atual. “Todos estamos no mesmo barco, você não pode ser
individualista, juntos podemos alcançar nossos sonhos”, explica ela. Por sinal, esse tipo de letra deve ser a marca do trabalho desta cantora.
“Quero passar uma mensagem de paz e do amor universal através da música. As pessoas hoje divulgam muito o que é ruim, mas existe muita coisa boa, e as pessoas boas são a maioria, apesar de tudo”.

Cris também gravou outra canção com essa temática, “Juntos Pela Paz” (Mauricio Gaetani), a ser lançada futuramente como single, na qual fala sobre o absurdo das guerras. A musica será gravada em 5 idiomas (português, inglês, espanhol, hebraico e árabe. “É uma mensagem de paz, de amor ao próximo e de respeito. Tenho amigos de todas as crenças e religiões, para mim todos são iguais”.

Saiba tudo sobre o poder da música na vida da cantora:

CV- Como surgiu a vontade de cantar? E o interesse pelo estudo pelas três línguas?

"Antes de cantar eu jogava tênis, comecei com 7 anos e comecei a jogar torneios paulistas aos 10 anos. Aos 12 eu já viajava para jogar torneios brasileiros e nesse mesmo ano fui campeã brasileira.

Devido ao tênis eu tinha que viajar muito, pois cada torneio era em um lugar. Aos 14 fui campeã brasileira novamente e comecei a jogar torneios fora do Brasil e foi aí que eu me interessei em aprender outras línguas. Morei um tempo na Espanha, fui treinar na  academia do juan Carlos Ferrero.

Enfim o tênis é um esporte que exigia que eu viajasse muito para jogar torneios e o tênis não é um esporte coletivo então, viajava muito sozinha e a música sempre foi minha companheira nessa jornada! Eu tinha uma trilha sonora para me preparar pro jogo, pra quando eu sentia falta de casa a música sempre me inspirou e me motivou muito em todos os momentos...quando estava morando na Espanha tive uma lesão no Pé esquerdo uma fratura de stress, o que iria me fazer ficar parada 6 meses... quando isso aconteceu foi muito difícil, pq até aquele momento eu tinha construído minha vida no tênis. Fiquei muito triste por não poder treinar e foi nesse momento de adversidade que a música se tornou tão importante na minha vida.

Nesse período que eu estava triste a música me levantou! Então passei os 6 meses foçada só na música. 7 meses após voltar a treinar e jogar, me torci o pé em um treino e rompi o ligamento, tive que operar, e a recuperação era estimada em 4 meses... Depois dessa segunda lesão eu resolvi parar de jogar, até porque a música já tinha me conquistado definitivamente!"

CV-  Essa voz potente, firme e super afinada/ Como foi o caminho até primeira gravação?

"Eu não venho de uma família musical, então eu tive que ir descobrindo esse mundo, comecei a estudar canto e a conhecer pessoas que estavam envolvidas com a música, até que resolvi arriscar e gravar meu primeiro vídeo para o YouTube que foi a música Believe da Cher. A situação foi engraçada pq foi a primeira vez que eu apareci cantando na internet onde todos podiam ver, até então eu só cantava no banheiro kkkkkk todos que me conheciam levaram um susto, porque afinal de contas eu era a Tenista "

CV-Seu repertório é eclético, de MPB a internacional clássico; Qual sua preferência hoje?

"Pra mim é muito difícil escolher, pq gosto de muitas coisas e muito estilos, cada um tem o seu encanto... "

CV- Quais as influências musicais durante a carreira? Tem um astro (ou mais)  preferido(s)?

"Elizeth Cardoso, Elis, Ella Fitzgerald, Aretha Cher, Whitney Houston, Celine Dion, Cece winans, Franklin, Etta James, Sarah Vaughan, Simonal, Billie Holiday, Frank Sinatra, são muitos kkkkkk"


CV- Fale um pouco dos clipes e suas gravações

"Gravei 8 clipes (Cover), Produzidos por Luiz Carlos Maluly e Marcos Pontes (Caixote) que estou lançando no YouTube a cada quinze dias no meu canal, escolhi um repertório bem variado, não segui uma linha específica, a única coisa que é uma constante é que eu sempre escolho musicas que tenham letras que me emocionam!"

CV-Você canta temas que falam de tempos difíceis e de superação. Essa é uma marca ou não?

"Sim!  Na minha história a música foi muito importante para superar momento difíceis, letras que me inspiravam, me faziam acreditar e continuar lutando pelos meus sonhos. E quando eu canto, o meu maior objetivo é conseguir passar essa mesma força/ esperança para quem ouvir! 

Eu sei que é clichê, mas eu realmente acredito que a música pode mudar o mundo pq ela tem o poder de mudar as pessoas "

CV- Você é positiva/ Acredita em energia?

"Acredito sim!

Tento sempre me manter positiva, acho que esse é o grande desafio, vc se manter pra cima mesmo quando as coisas não saem da forma que vc quer, e continuar... Tento sempre ver pelo lado positivo, mesmo o que da errado. Até porque ninguém aprende só ganhando, geralmente só paramos para analisar e tentar melhorar quando a gente perde. 

Isso vem muito do esporte, então mesmo o que aparentemente é negativo, dependendo de como vc enxerga, pode ser positivo. Tenho muita fé e sempre acredito que  amanhã será melhor."

CV- Como foi trabalhar com o renomado Maluly?

"Trabalhar com o Maluly é a realização de um sonho, é uma escola! Além de ser um produtor incrível, ele é uma pessoa incrível! ", conta a cantora.

Confira o clipe:

Comentários
Assista ao vídeo