Colunistas - Rodolfo Bonventti

Era Uma Vez: Sérgio Cardoso e Tonia Carrero

4 de Setembro de 2013
A Proxima Atração - Paulo Goulart e Armando Bógus

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na década de 1970, a TV Globo ainda não possuía um grande banco de atores contratados e, portanto, para conseguir a audiência, valia tudo, inclusive repetir o mesmo elenco da novela anterior. Foi assim com “A Próxima Atração”, primeira novela de Wálther Negrão para a TV Globo, ele que vinha da TV Tupi e do sucesso de “Nino, o Italianinho”.

A nova novela das 19h da Globo estreou em 26 de outubro de 1970, embalada pelo sucesso de sua antecessora, “Pigmalião 70”, e novamente com Sérgio Cardoso (1925-1972) e Tonia Carrero nos principais papéis, coadjuvados por Susana Vieira, Edney Giovenazzi, Célia Biar, Betty Faria, Felipe Carone, Eloisa Mafalda, Jacyra Silva e Marcos Paulo, todos vindos diretamente de “Pigmalião 70” para “A Próxima Atração”.

Com a audiência em alta, a história de um solitário gaúcho que vinha se esconder em São Paulo e ia morar em uma mansão com sete mulheres, todas interessadas em lhe dar o golpe do baú, atraiu as donas de casa e a novela não deu espaço para sua concorrente no horário na TV Tupi, o dramalhão “Simplesmente Maria”.

A Proxima Atração - Sérgio Cardoso, Renata Sorrah e Susana Vieira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sérgio Cardoso foi muito criticado pelo sotaque gaúcho que adotou, mas Tonia Carrero e Edney Giovenazzi se transformaram nos grandes destaques da novela, ela como a tímida e amedrontada Glória e que no decorrer da história se transforma em uma linda e decidida mulher; e ele como um tintureiro japonês muito engraçado.

Dirigida por Régis Cardoso (1934-2005), então casado com a atriz Susana Vieira, a novela teve quase 150 capítulos e explorou também o mundo das agencias de publicidade por meio dos personagens de Armando Bógus (1930-1993), o agitado Pardal e de Renata Sorrah, a ambiciosa Madalena.

A música “Madalena”, composta por Ivan Lins e gravada por Elis Regina (1945-1982) para ser tema da personagem de Renata Sorrah se transformou em um dos maiores sucessos da carreira da cantora e também do compositor.

Além dos atores já citados, o elenco de “A Próxima Atração” ainda contava com Paulo Goulart, Paulo Gracindo, Norah Fontes, Rachel Martins, Enio Carvalho, Maria Cristina Nunes, Carmen Silva, Juan Daniel, Ida Gomes, Jardel Mello e Tania Scher. 

E na próxima semana: O programa mais antigo da nossa telinha.

Comentários
Assista ao vídeo