Notícias -

Mega-Sena acumulada: o que dizem os matemáticos sobre as fórmulas certeiras e dicas infalíveis

10 de Maio de 2019

A Mega-Sena está acumulada há 14 sorteios e pode pagar neste sábado R$ 275 milhões para quem acertar as seis dezenas sorteadas no concurso 2.150. É o maior prêmio da história em concursos regulares da loteria (o que não inclui a Mega da Virada), segundo a Caixa Econômica Federal.

O valor total do prêmio, que pode ser dividido se houver mais de um vencedor, renderia mais de R$ 1 milhão por mês se aplicado na poupança.

E pelo que dão a entender dezenas de sites na internet que vendem dicas infalíveis, fórmulas certeiras e conselhos garantidos para marcar no bilhete os números que serão sorteados, só não vai ganhar quem não quiser ou for muito desatento.

Há também inúmeros livros e cartilhas vendidos em bancas de jornais com outro tanto de mágicas para ficar milionário com a principal loteria do país. Entre as mais comuns, está a que é baseada no levantamento de todas as dezenas que saíram em todos os concursos anteriores. A dica então seria apostar nas mais sorteadas e nunca nas que apareceram menos.

Outra recomendação comum, que teria o poder de aumentar as chances de acertar a Mega-Sena, é nunca jogar em dezenas sequenciais, como, por exemplo, 01, 02, 03, 04, 05 e 06 ou 26, 27, 28, 29, 30 e 31. As cartilhas também alertam: não se deve apostar nos números que estão numa mesma coluna vertical da cartela.

Mais uma fórmula que daria passagem sem escalas para a riqueza recomenda dividir o bilhete em quatro quadrantes e escolher números em todos eles. Outra dica: sempre se deve apostar numa mesma quantidade de pares e ímpares.

Antes de lançar mão de uma dessas fórmulas na esperança de ficar milionário, é preciso levar em conta um fato — esse sim, matematicamente infalível: elas não funcionam. Não importa o que você faça, a chance de qualquer uma das 60 dezenas ser sorteada é a mesma de qualquer outra.

"Infelizmente, essas fórmulas não podem ajudar quem aposta na Mega-Sena", avisa o físico e doutor em matemática Augusto Quadros Teixeira, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Comentários
Assista ao vídeo