Colunistas - Bem Estar e Saúde

Especialista aponta 10 competências essenciais para o sucesso

10 de Maio de 2019

Para todo e qualquer projeto, objetivo pessoal que se possa ter, existem algumas competências essenciais que precisamos desenvolver ou adquirir para termos êxito naquilo que nos propomos a fazer. Estas competências facilitam o processo e aumentam a possibilidade de sucesso, bem como acabam muitas vezes encurtando o caminho até lá.

Gabi Lubies é uma pessoa determinada a alcançar o sucesso em todas as áreas da vida, seja acadêmica, profissional, pessoal, familiar e no fitness. Além de conseguir passar em concorrido concurso para auditora fiscal e depois em muitos outros concursos públicos até se tornar uma especialista no assunto, Gabi é uma diva fitness WBFF profissional, é mãe, esposa e dedica-se a multitarefas com excelência.

Gabi é também uma influenciadora digital e partilha com seus seguidores dicas de concursos públicos, estudos, treinos, vida saudável e profissão. Quer saber o segredo para conseguir ter sucesso nas áreas da sua vida? Conheça as 10 competências para o sucesso enumeradas por Gabi Lubies:

1-Determinação:

Para obter sucesso é necessário ter determinação e isso, caro amigo, precisa estar presente sempre em sua trajetória até que atinja seu objetivo final.

Essa competência precisa estar presente desde o início, começa quando você decide correr atrás do seu sonho, seja ele qual for: passar no vestibular, emagrecer, mudar de carreira, comprar uma casa, casar, etc.

Ser determinado pressupõe que você aja, que saia da zona de conforto e determine pra si, por meio de suas ações, o futuro que deseja.

2- Planejamento:

É preciso planejamento em todo e qualquer projeto que se tenha. O bom planejamento otimiza seu tempo e pode trazer inúmeros ganhos de produtividade.

Planeje quais recursos irá utilizar, onde, o modo, como pretende fazer, e como todo bom planejamento, se necessário, ajuste, reorganize, analise se suas escolhas foram as mais acertadas e busque sempre ganhar produtividade. Planejar não é perder e sim ganhar tempo.

3- Organização:

A organização é vital. Ninguém merece levar um tempo para entender sua própria bagunça para só depois começar a correr atrás do que se deseja. Lembre-se: o tempo é um bem valiosíssimo, logo organize-se.

4- Disciplina:

Disciplina é tudo. Isso implica dizer que muitas vezes você terá que fazer algo que não gosta muito, mas que é importante para atingir o seu objetivo. Terá que abrir mão de coisas que gosta também, mas sabendo que a renúncia é por uma boa causa, para que conquiste o que deseja.

Uma vez estabelecido seu planejamento, siga sua rotina planejada religiosamente. A disciplina virá dessa constância e do comprometimento pessoal com seu objetivo.

5-Dedicação

Dedicação está intimamente ligada a responsabilidade e comprometimento, e por isso muitas vezes associamos essa competência a “fazer com amor”. É preciso que vocês amem sim o objetivo, que se entreguem ao projeto e busquem a dedicação em tudo que fizerem.

6- Foco

O foco precisa estar em cada uma das ações que realizar, em todo o processo e não somente no fim. Foque nas atividades, em cada uma delas, por mais simples que possam parecer, pois elas darão sustentação para que o caminho até o destino seja bem sucedido e o mais “claro” possível.

 7- Autoconhecimento

Autoconhecimento é consequência de observar-se, por conhecer-se, por ser crítico e justo consigo. Autoconhecimento literalmente se constrói e aos poucos. Não é de uma hora para outra que você vai perceber, processar e compreender como você é e se comporta diante de tudo.

Conhecer-se permite ter a consciência para fazer ajustes, para se colocar nos eixos, quando necessário, a definir melhor o que fazer ou não.

 8- Estratégia

Já ouviram alguma história sobre “fulano é super inteligente, esforçado, gente boa, mas nada dá certo pra ele”? Entender as causas de tudo dar errado não é uma tarefa fácil, mas talvez uma delas possa ser pelo fato da pessoa não ter traçado uma estratégia para seu objetivo e até, no caso, para a sua vida.

Vou dar um exemplo de uma situação que vi. Tenho um colega engenheiro, super inteligente, que estava bem preparado mas não passou no meu concurso. Na prova 01, onde caem muitas questões de raciocínio, estatística e matemática financeira, são 100 questões em quatro horas e ele, como bom entendedor de exatas, não conseguiu deixar de resolver todas as questões dessas disciplinas e fez tudinho (mesmo sabendo que muitas questões dessas matérias são colocadas justamente para “tomar” tempo do candidato). Bem, resultado: ele acertou todas as questões de exatas, mas não fez o mínimo da prova.

Já eu, entrei consciente de que não teria tempo para terminar a prova e entrei para fazer as questões das matérias que levassem menos tempo para resolver, deixando as que demandassem mais tempo para o fim, se sobrasse tempo.

Existe uma única estratégia que sirva como “receita de bolo” que é só seguir e que dá certo? Não, esqueça isso. Cada um deve e precisa traçar a sua estratégia pessoal seja qual objetivo for.

9 - Resiliência

A vida não é feita só de flores e muito menos toda colorida. Você vai encontrar situações cinzas e não muito agradáveis com toda certeza desse mundo. O que diferencia um perdedor de um vencedor não é a ausência de derrotas e sim como ele se porta diante delas e dos obstáculos que aparecem para cada um.

Os vencedores reconhecem a queda mas não desanimam. Eles seguem persistindo e mais do que isso, analisando onde erraram, como podem melhorar e também vendo os pontos positivos que tiveram até nas derrotas. Escolha olhar para a solução e não para o problema, persista que você conseguirá o que deseja

10 - Crença

Você precisa acreditar em si, no seu esforço, na sua entrega, acreditar que consegue superar as dificuldades, que consegue lutar pelo que você quer, independente do apoio externo e da aprovação alheia. É muito difícil alguém com síndrome de “vira lata” ou que fique se vitimizando ter sucesso em qualquer coisa. Quem entra na luta derrotado, apanha.

Acredite em você, no seu propósito, no seu objetivo. Só você é capaz de determinar onde pode chegar. Seus limites quem define é você e mais ninguém.

Comentários
Assista ao vídeo