Notícias -

Assista ao vídeo: Câmera da Marinha mostra afogamento da universitária Natália Costa, em Brasília

25 de Abril de 2019

Imagens de uma câmara de segurança da Marinha, que fica em uma área vizinha ao Clube Almirante Alexandrino (Caalex), revelam o momento do afogamento da universitária Natália Ribeiro dos Santos Costa. 

O corpo da jovem de 19 anos foi encontrado no Lago Paranoá durante a tarde do dia 1º de abril. Ela havia desaparecido 20 horas antes, quando participava de um churrasco no local.

Wendel Yuri de Souza Caldas, também de 19 anos, é quem aparece com Natália nas imagens. A família da estudante diz que houve crime de feminicídio. A defesa do rapaz nega.

No vídeo, é possível ver que os dois entram no Lago e, depois de algum tempo, somente Wendel sai da água (acompanhe descrição abaixo).

As imagens foram gravadas das 18h16 às 18h26:

  • Natália desce o barranco do clube, correndo. Wendel vai longo em seguida, mas em direção oposta. Os dois se encontram e param na beira do lago. Como não há som, não é possível saber se eles estão brigando ou conversando.
  • Os dois entram no lago e caminham até submergir. Depois de alguns segundos, apenas Wendel retorna.
  • É possível ver uma movimentação na água, no local onde os dois estavam. No entanto, Natália não aparece mais nas imagens.
  • Wendel nada até perto da margem do lago e fica parado, observando. Ele permanece assim por quase três minutos.
  • Depois, entra mais duas vezes no lago. Na primeira, Wendel vai de um lado ao outro e passa pelo ponto onde ele e Natália estavam.
  • O rapaz volta para a beira do lago e espera mais alguns instantes. Depois, sobe sozinho a encosta que dá acesso às churrasqueiras do clube.

Natália Ribeiro dos Santos Costa, de 19 anos, encontrada morta no Lago Paranoá — Foto: Arquivo Pessoal/Reprodução

O delegado Gleyson Gomes Mascarenhas, da 5ªDP, investiga o caso. Ele não quis falar sobre o andamento do inquérito.

O que dizem as partes

Para a advogada da família de Natália, houve um feminicídio. Juliana Porcaro também diz que o laudo cadavérico não pode ser analisado sem o auxílio das imagens, que até então eram mantidas em segredo.

No laudo, os peritos indicam que as marcas no corpo da Natália ocorreram depois da morte e que seriam em decorrência da correnteza e da fauna do lago.

Na visão do defensor público, André Praxedes, que cuida da parte de Wendel Yuri, as hipóteses de homicídio são descartadas.

Segundo ele, para haver feminicídio, os dois deveriam ter um envolvimento anterior. Já no caso de homicídio culposo, o defensor público informou que não há “indícios de uma ação imprudente.”

Além disso, a defensoria pública está aguardando o fim das investigações para novos encaminhamentos. Praxedes afirma que não espera nenhuma condenação.

delegado-chefe da 5º Delegacia de Polícia, responsável pelo caso, irá se manifestar somente após a conclusão das investigações”. Ainda não há um prazo para o fim do inquérito.

Pedido de Reconstituição

A advogada da família de Natália, Juliana Porcaro, também informou que entrará com um pedido junto ao Ministério Público para que se faça uma reconstituição do caso.

Para a advogada, muitas pessoas ainda precisam ser ouvidas e tem que haver uma checagem do grupo no whatsapp do churrasco. Além disso, a advogada também pede um melhoramento do vídeo.

Até a publicação desta reportagem, o Ministério Público ainda não havia registrado nenhum pedido.

Comentários
Assista ao vídeo